IV PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS AMBIENTAIS - EDIÇÃO 2020

O IV Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Tecnologias Sociais e Sustentáveis” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Sisema que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos associados a inovações tecnológicas e tecnologias sociais voltadas ao meio ambiente no Estado de Minas Gerais.

O regulamento foi publicado no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais no dia 24 de setembro de 2020 e pode ser consultado clicando aqui.

Poderão participar do IV Prêmio pessoas físicas ou jurídicas que possuam práticas ou projetos, em fase de execução ou já executados, nas seguintes categorias:

a) Melhor Prática ou Projeto de Inovação Tecnológica voltado ao Meio Ambiente;

b) Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente.

Para mais informações sobre o conceito de tecnologia social, recomendamos consultar o site da Rede de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil, clicando aqui.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 24 de outubro de 2020, impreterivelmente. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente por meio do “Formulário de Inscrição” do Prêmio, que pode ser acessado clicando aqui. O formulário deverá ser preenchido, impresso, assinado, digitalizado em formato PDF com qualidade legível e encaminhado para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

ATENÇÃO! É imprescindível que seja feita a leitura do regulamento na íntegra antes de efetuar sua inscrição, pois o mesmo estabelece todas as regras a serem obedecidas e apresenta mais informações sobre o IV Prêmio.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

A Cerimônia de Premiação do IV Prêmio de Boas Práticas Ambientais será realizada no dia 26 de janeiro de 2021, das 14:00h às 15:00h, e será transmitida ao vivo no canal do Youtube do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema, acessível pelo endereço eletrônico www.youtube.com/MeioAmbienteMinasGerais

RELAÇÃO DE PROJETOS VENCEDORES (em ordem alfabética)

Categoria "Melhor Prática ou Projeto de Inovação Tecnológica voltado ao Meio Ambiente":

- Projeto "Construção de mini barragens destinadas à contenção das águas das chuvas equipadas com tubulação de controle de vazão e voltadas para a recuperação do Rio Machados-Araçuaí/MG", do Instituto Refloraguas do Brasil;
- Projeto "Membranas recicladas de baixo custo no tratamento descentralizado de água e de esgoto em situações de vulnerabilidade socioeconômica e ambiental", da Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA/UFMG);
- Projeto "O isopor ia virar lixo, virou benefício!" da Prefeitura Municipal de Unaí.

Categoria "Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente":
- Projeto "10envolver: Saneamento Básico Rural", do Movimento Pró Rio todos os Santos e Mucuri;
- Projeto "Coleta Seletiva Solidária", da     Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reaproveitáveis de Ouro Branco;
- Projeto "Reciclar: Menos Lixo Mais Segurança Alimentar" da Prefeitura Municipal de Glaucilândia.

ATENÇÃO! A ordem de classificação dos projetos vencedores em cada categoria será divulgada durante a Cerimônia de Premiação.

Outras informações sobre o IV Prêmio serão divulgadas posteriormente aqui, na página oficial do Prêmio, oportunamente.