Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Infraestrutura de Dados Espaciais

PDFImprimirE-mail

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), regulamentada pela Resolução Conjunta SEMAD/FEAM/IEF/IGAM nº 3.147/2022, tem como objetivo promover a adequada organização dos processos de geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais oriundos das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pelo Sisema.  faixa branca  logo ide-sisema 2

Trata-se de modelo de gestão corporativa e compartilhada dos dados, padrões e tecnologias geoespaciais de seus órgãos componentes, implementado por Comitê Gestor formado pelos setores técnicos especializados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fundação Estadual de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Florestas e Instituto Mineiro de Gestão das Águas. A coordenação executiva é realizada pela Diretoria de Gestão Territorial Ambiental da Semad.


O plano de implementação da IDE-Sisema prevê ações baseadas nos pilares definidos pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Decreto nº 6.666/2008).

O primeiro resultado disponível é oriundo do esforço de padronização e consistência das bases de dados geoespaciais do Sisema, conforme sistematizado no Manual 01 – Normas, Estruturação, Padrões de Nomenclatura e Armazenamento dos Dados Geoespaciais. O documento, disponível para download aqui, busca orientar a produção e organização de dados geoespaciais pelos agentes do Sisema, entidades parceiras e usuários externos, com vistas a garantir aderência às premissas da IDE-Sisema e possibilitar o aprimoramento da gestão ambiental dos territórios mineiros.

O segundo resultado, denominado Manual 02 - Guia do Usuário da Plataforma Online de Visualização de Camadas de Informação Geográfica - 4ª edição, apresenta os principais recursos e aspectos funcionais da Plataforma IDE-Sisema aos seus usuários, em linguagem acessível e ilustrado, onde são destacadas as principais telas do visualizador. O documento está disponível para download aqui.

O terceiro resultado, o Manual 03 - Guia do Usuário do Catálogo de Metadados Geoespaciais, é um documento de auxílio na consulta e visualização da nova instância da IDE-Sisema: o Catálogo de Metadados Geoespaciais. O Catálogo de Metadados Geoespaciais tem como objetivo reunir, de forma estruturada, informações sobre dados geoespaciais disponíveis na IDE-Sisema. Uma das principais premissas dos metadados é a promoção de rastreabilidade da informação geográfica, permitindo ao usuário acesso livre a um conjunto integrado e documentado, ampliando o seu entendimento sobre os dados, as possibilidades de busca e exploração das informações. O documento está disponível para download aqui.

CONTATO

  • Para mais informações sobre a Infraestrutura de Dados Espaciais, entre em contato com seu Comitê Gestor, através do email  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
  • Para acessar a IDE, clique aqui.
  • Para acessar o Catálogo de Metadados, clique aqui.

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900