Semad acompanha Mutirão de castração e microchipagem de animais domésticos em Três Corações

Foto: Divulgação/Semad

castração TrêsCorações4 Dentro

Equipe da Semad realizou, na sexta feira (1/3), visita técnica em Três Corações para acompanhar o mutirão de castração realizado no município. A ação é fruto de convênio formalizado entre a Semad e a Prefeitura de Três Corações, com recursos de emenda parlamentar no valor de R$500 mil.

A visita técnica foi realizada pela Diretora de Fauna Doméstica da Semad, Valéria Orozimbo e pelo médico veterinário Pedro Hugo Cunha, que acompanharam o mutirão de castrações que teve início na terça-feira (27) e terminou no domingo (3). O convênio prevê a realização de 1.460 castrações com microchipagem de cães e gatos, por meio do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.

“Um grande evento, muito importante para o avanço da política de manejo ético populacional dos animais domésticos do município, realizado por pessoas sérias que fazem um excelente trabalho em prol da causa animal e de toda a sociedade de Três Corações. Parabenizamos a prefeitura, seus profissionais e a Câmara Municipal, que executam um trabalho engajado, de qualidade e humanizado”, disse a diretora.

O Subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco, comenta que o Estado, a cada dia, avança nessa política pública em Minas. “Nossos mutirões estão levando qualidade de vida para os animais e prevenção e redução de doenças para toda a população. Além disso, estamos tratando de um problema social, que é o abandono e os maus-tratos, que podem ser revertidos com as castrações”, frisou.

Para a coordenadora de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Animal de Três Corações, Trycia Murta, “a participação de Três Corações nos Programas executados pela Diretoria de Fauna Doméstica da Semad vem reforçar a efetivação das políticas públicas já existentes e aponta que o município está no rumo certo”.

A coordenadora ressaltou, ainda, que este é o 14º Mutirão de Castração em Três Corações e que a cada edição é percebida a importância dessa ação para os animais, a população e todo o meio ambiente. “Isso só é possível por meio da execução de políticas públicas mais efetivas em manejo populacional de cães e gatos, que levem em conta a promoção da saúde única em todo o território”, explicou.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, explica que “a castração é um método mundialmente reconhecido por ser altamente seguro e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos e que atua na prevenção e redução de diversas doenças.

Além de reduzir a taxa de natalidade, colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. O número de animais carentes e abandonados devido a nascimentos indesejados é um problema social que pode ser revertido com a castração, gerando a diminuição da superpopulação pela redução de gestações indesejadas e consequentes abandonos e maus-tratos”.

Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos

O objetivo do Programa de Esterilização é a realização de castração de cães e gatos em todo o Estado de Minas Gerais, executadas por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil, formalizados por meio de emendas parlamentares e recursos próprios da Semad firmados ao longo dos últimos 4 anos e voltadas à população de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade. O programa conta com investimentos na ordem de R$ 40 milhões.

Desde 2019, quando a Semad assumiu a competência de apoiar os municípios na gestão das políticas públicas de Fauna Doméstica, já foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas com mais de 413 municípios beneficiados com castrações do Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos. Para um resultado ainda melhor, o programa atua de forma articulada a outros projetos da Semad. A Superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, acrescenta que “fornecimento de insumos e equipamentos para garantia do bem-estar animal, ações de educação humanitária e de saúde básica animal, entre outros, também são ações da política pública de proteção e bem-estar dos animais domésticos implementadas pela Semad”. Clique aqui e Saiba mais

Wilma Gomes
Ascom / Sisema