Semad dá início ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis 2024

Lua JMS interno

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nessa quinta-feira (25/01) a reunião de início de um dos seus mais importantes programas de educação ambiental, o Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) de 2024. Dentre as novidades, a ação promoverá o maior engajamento e mobilização dos gestores municipais responsáveis pelo Programa e de diretoras escolares. Participaram virtualmente cerca de 100 pessoas entre gestores municipais, professores e diretores de escolas dos municípios participantes.

Em 2024, foram selecionados, por meio de edital, 34 novos municípios para ingressar no programa. No total para este ano, são esperados 110 municípios participantes. O Programa tem caráter contínuo e, a cada ano, poderá ser lançado novo edital para agregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

“A parceria com os municípios é o que nos move e nos inspira a promover a educação ambiental de forma cada vez mais transformadora e relevante para a melhoria da qualidade ambiental dos municípios”, afirma a diretora de Educação Ambiental da Semad, Maristela Rodrigues.

Para este ano, explica Maristela Rodrigues, novas melhorias pedagógicas foram inseridas, considerando sempre o retorno recebido dos municípios e os objetivos de adequar o Programa à realidade local. “Nessa reunião, também foram apresentadas as diretrizes para a execução das atividades, além de alinharmos sobre as responsabilidades dos municípios e da Semad”, relatou.

O Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e da Diretoria de Educação Ambiental, em parceria com secretarias municipais de educação e de meio ambiente. O público-alvo inclui os gestores locais, os diretores, os professores e os alunos do ensino fundamental da rede municipal.

O JMS oferta capacitação para os gestores, diretores e professores, por meio de curso de ensino a distância (EAD) com o tema “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Além disso, proporciona atividades teóricas e práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia, na residência dos alunos e nas escolas.

Em 2024, as temáticas a serem trabalhadas são “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”; “Cidadania Ambiental voltada para preservação e consumo consciente da água e Energia”; “Bem-Estar Animal”; “Resíduos Sólidos” e “As florestas e o clima”.

O subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Soares de Melo Franco, parabenizou todos os participantes das escolas que, segundo ele, são a ponta do trabalho e enfrentam os desafios em busca de uma sociedade melhor e um meio ambiente mais saudável. “Teremos grandes marcos ao longo do ano como a Semana da Água, do Meio Ambiente e Florestal”, lembrou.

“A equipe técnica da Educação Ambiental da Semad está à disposição para essa tarefa importante que é apoiar os municípios na missão de levar a educação ambiental aos alunos da rede pública, e essa reunião é uma explicação sobre como será a execução do programa no ano de 2024”, afirmou a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.

Em 2023, foram 104 municípios participantes do JMS, que somaram 182 escolas. 323 turmas tiveram práticas de educação ambiental durante todo o ano, beneficiando 6.483 alunos, além dos gestores locais que poderão aplicar os novos conhecimentos adquiridos, em sua área de atuação.

IDE-Sisema

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2024 também estará disponível na plataforma.

Para acessar a camada referente ao Jovens Mineiros Sustentáveis, basta ir no link e, no menu à direita da tela, clicar na pasta “Educação Ambiental” e depois em “Jovens Mineiros Sustentáveis”.

Clique aqui para obter mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis.

Emerson Gomes
Ascom Sisema