Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis – Programa de Educação Ambiental e Humanitária

PDFImprimirE-mail

 

 

Para informações sobre o edital do processo seletivo do ano de 2024,clique aqui.

 

 

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Semad, por meio da sua Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais – Deari, em parceria com prefeituras municipais, e consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária, que tem como estratégia geral capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso de educação à distância – EaD de educação ambiental, além de formar alunos do 5º ano do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária, por meio do oferecimento de cadernos com atividades pedagógicas e da prestação de apoio técnico.

Por meio das ações de educação ambiental propostas, busca contribuir para atingir seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas – ONU:

  • ODS 4 - Educação de Qualidade;
  • ODS 6 - Água Potável e Saneamento;
  • ODS 7 - Energia Limpa e Acessível;
  • ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis
  • ODS 15 - Vida Terrestre 

O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais e do país, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões. Prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável. Também tem uma metodologia de acompanhamento, buscando aproximação e fortalecendo uma rede de parceiros.

- MATERIAL DIDÁTICO 2023         

É composto por Cadernos de Atividades do Professor, dividido em cinco módulos: Cidadania, Educação Humanitária, Consumo Consciente de Água, Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente de Energia. Também é disponibilizado o Caderno de Apresentação no qual constam as principais informações sobre o Programa.

O material didático do Programa está disponível nos links a seguir:

Caderno de Apresentação do Programa 2023

1. Caderno de Atividades – Módulo “Cidadania”

2. Caderno de Atividades – Módulo “Educação Humanitária”

3. Caderno de Atividades – Módulo “Consumo Consciente de Água”

4. Caderno de Atividades – Módulo “Resíduos Sólidos”

5. Caderno de Atividades – Módulo “Consumo Consciente de Energia”

Livro Experiências Práticas em Educação Ambiental do JMS

 

- INOVAÇÕES

Em 2023, foram desenvolvidas atividades relacionadas à educação patrimonial e mudanças climáticas.

- MUNICÍPIOS PARTICIPANTES 2023

O mapa a seguir apresenta a listagem de municípios que estão participando do Programa em 2023, identificados por cores de acordo com sua Superintendência Regional de Meio Ambiente – Supram.

Municipios JMS Setembro 2023

Clique na imagem para ampliá-la.

 

- INFORMAÇÕES DOS ANOS ANTERIORES

O Programa, lançado em março de 2022, tem caráter contínuo, e a cada ano será lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. Para mais informações sobre a edição 2022 do Programa, clique aqui

 

fto

 

Foto: Alunos do município de Taiobeiras participantes do Programa em 2022.

Para acessar mais fotos da edição 2022 do Programa, clique aqui.

Para informações sobre o edital do processo seletivo do ano de 2023, clique aqui.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis foi iniciado no ano de 2021 como o projeto piloto denominado “Educação Ambiental nas Escolas: Um Despertar para o Consumo Consciente” e foi executado em quatro municípios do estado de Minas Gerais: Campo Florido, Itapecerica, Nepomuceno e Paracatu. Para mais informações sobre o projeto piloto, clique aqui.

 

 

- PLATAFORMA IDE-SISEMA

A Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema) é um modelo de gestão corporativa e compartilhada dos dados, padrões e tecnologias geoespaciais de seus órgãos componentes, implementado pelos órgãos do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e tem como objetivo promover a adequada organização dos processos de geração, armazenamento, acesso, compartilhamento, disseminação e uso dos dados geoespaciais oriundos das atividades, programas e projetos ambientais e de recursos hídricos desenvolvidos pelo Sisema e/ou órgãos, entidades e instituições externas.

A Plataforma IDE-SISEMA disponibiliza duas camadas de dados do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis:

1) Municípios integrantes do Programa

2) Localização das escolas integrantes do Programa

Para acessar as camadas, basta acessar o endereço eletrônico da Plataforma IDE-SISEMA – idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis – e acessar a camada “Educação Ambiental” e a sub-camada “Jovens Mineiros Sustentáveis (Semad)”.

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900