Dados do programa Jovens Mineiros Sustentáveis estão disponíveis no Painel de Indicadores Sisema

painel de indicadores interno

Interessados em acompanhar, de perto, os dados da educação ambiental em Minas Gerais têm mais um recurso à disposição. A partir desta semana, as informações sobre o programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) passaram a fazer parte do Painel de Indicadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Com isso, é possível conhecer os municípios participantes, o número de escolas e de alunos atendidos pelo programa.

A plataforma reúne dados abrangentes sobre a gestão ambiental do Estado e pode ser acessada por meio do site dos órgãos que integram o Sisema – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

Para conhecer as informações do JMS, o acesso se dá por meio do ícone Programas Ambientais. O painel traz informações consideradas importantes sobre o alcance do programa e seus resultados. As atualizações ocorrem bimestralmente, e, por isso, neste mês, os dados são referentes a agosto. Ao explorar a plataforma, é possível identificar os municípios que participam do JMS, o número de escolas e de alunos envolvidos, a localização das instituições e a distribuição por Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram).

Além disso, o painel inclui um mapa de Minas Gerais com cores que destacam os municípios com maior participação escolar. Para cada informação apresentada, existem filtros que permitem aos interessados selecionar dados específicos de cada cidade.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, o Painel de Indicadores do Sisema é uma ferramenta que impacta, de forma positiva, o acompanhamento e a melhoria do desempenho dos programas desenvolvidos pela Semad, além de comunicar os resultados com maior transparência para a sociedade de forma geral.

“Por meio do painel do Programa JMS, podemos acompanhar a evolução do programa e sua distribuição espacial no estado de Minas Gerais. Aquilo que se monitora é passível de melhorar”, ressalta o subsecretário.

IDE-SISEMA

Além do painel, os dados do JMS também estão disponíveis na Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), desde 2022. A plataforma, que é um modelo de gestão corporativa e compartilhada dos dados, padrões e tecnologias geoespaciais dos órgãos do Sisema, conta com duas camadas de dados sobre o Jovens Mineiros Sustentáveis: uma sobre os municípios e outra que indica a localização das escolas integrantes do programa. O acesso pode ser feito por aqui - https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis, por meio da camada “Educação Ambiental” e a sub-camada “Jovens Mineiros Sustentáveis (Semad)”.

O PROGRAMA JMS

O Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento e da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais, em parceria com prefeituras municipais. O Programa consiste em um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária, para capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso a distância de educação ambiental, e formar alunos do ensino fundamental nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária, com a disponibilização de cadernos com atividades pedagógicas e da prestação de apoio técnico.

Saiba mais sobre o programa: http://www.meioambiente.mg.gov.br/jovensmineiros

PAINEL DE INDICADORES SISEMA

O Painel de Indicadores Sisema é uma ferramenta de monitoramento do alcance dos resultados esperados pelos órgãos que compõem o Sisema, servindo como orientadores para a tomada de decisões. A plataforma tem impactos no desempenho da atividade pública tanto para os gestores e servidores quanto para a sociedade em geral. As atualizações são feitas de forma mensal, com disponibilização de dados históricos e evolutivos do trabalho desenvolvido pelas instituições do Sisema em determinadas temáticas.

“O painel é resultado do compromisso do Sisema com a transparência do serviço público. Por meio desse instrumento, é possível informar ainda mais a população sobre os nossos resultados, além de obter uma visão abrangente e consistente do trabalho realizado, orientando decisões e promovendo uma gestão mais eficaz”, comenta a assessora-chefe da Assessoria Estratégica da Semad, Nathália Hazan. O setor responde pela criação e atualização das páginas que compõem o Painel de Indicadores Sisema, em conjunto com as áreas técnicas responsáveis por cada temática monitorada.

O Painel de Indicadores pode ser acessado por meio de um ícone localizado no rodapé e também a partir do menu lateral “Transparência”, ambos disponíveis em todos os sites que integram o Sisema.

Acesse o Painel de Indicadores Sisema

Luciane Evans