Jovens Mineiros Sustentáveis cria moeda social como ferramenta de educação ambiental

JMS-moeda-social-dentro
O "Mineirinho” será usado em atividades lúdicas para debater a relação entre consumo e seus impactos sociais

Incentivar o consumo consciente e a sustentabilidade entre estudantes da rede pública de ensino. Com esse objetivo o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis criou o “Mineirinho”, moeda social que será usada nas ações de educação ambiental promovidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) junto a 187 escolas em 106 municípios do estado.

Desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Dari), o Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental. Cerca de 6.600 alunos já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022.

Mineirinho

“A moeda será uma forma de apresentar aos alunos participantes do programa relações entre consumo e seus impactos ambientais, como o desperdício de alimentos, reutilização e reciclagem, pensar e analisar antes de comprar algo novo, uso de transporte alternativos, senso de necessidade e não apenas de posse e poder, debater e levar à reflexão do ter e do ser” explica o analista ambiental da Semad e um dos gestores do JMS, Ricardo Cottini.

Serão impressas oito tipos de cédulas nos valores 1, 2, 5, 10, 15, 20, 50 e 100 mineirinhos. A moeda social será introduzida, inicialmente, nas atividades relacionadas ao consumo consciente, dentro do Módulo “Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos”. A grade curricular do programa inclui também os módulos “Cidadania, Educação Humanitária, Consumo Consciente de Água e Energia”.

O Mineirinho poderá ser utilizado também nas feiras de troca promovidas nas escolas, dentro das atividades previstas no conteúdo programático do programa. Os alunos levarão produtos e objetos para troca e venda. “Quem levar mais, ganha mais mineirinhos para utilizar no dia da feira e comprar o que quiser. Cada escola irá definir o volume de moeda previsto em cada ação para que possam imprimir as notas”, conta Cottini.

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, o investimento do Estado em Educação Ambiental é essencial para a conscientização das novas gerações. “Com orientação e cuidado, trabalhamos para que nossas crianças se tornem adultos maduros e ambientalmente responsáveis, com as habilidades sociais e cognitivas necessárias para interagir e ajudar a construir um meio ambiente saudável para todos nós”, salienta.

Sobre o Programa

Lançado em 2022, o Jovens Mineiros Sustentáveis é um programa do Governo de Minas de caráter contínuo, com lançamento anual de edital para inclusão de novos municípios e ampliação de sua atuação no estado. Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano, promovendo ações em 106 cidades mineiras, e a expectativa, segundo os organizadores, é ampliar ainda mais esse número nos próximos anos.

As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático utilizado pelos alunos e capacitação dos professores, por meio de curso EaD gratuito disponibilizado na Plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Cerca de 400 profesosores já foram capacitados pelo programa ao longo de 16 meses de atuação.

“Os municípios são a peça-chave para levar resultados à população, e as ações do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis contribuem para a formação cidadã e integral em meio ambiente de crianças e adolescentes, que se preparam para uma cidadania pautada na sustentabilidade”, avalia a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.

Para saber mais, acesso a página do JMS em nosso site.

Edwaldo Cabidelli