Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Programa Jovens Mineiros Sustentáveis leva ações de educação ambiental a escolas do Noroeste de Minas

PDFImprimirE-mail

 

Divulgação Sisema

jmsinterna02

Arinos, Dom Bosco e Paracatu desenvolvem o programa Jovens Mineiros Sustentáveis

 

Mais três municípios de Minas Gerais receberam nesta semana a visita técnica de representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para acompanhamento do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS). Entre os dias 11 e 14 de março foram visitadas escolas nos municípios Arinos, Dom Bosco e Paracatu, no Noroeste de Minas. As visitas contaram com a participação de 22 professores e 170 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

 

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis desenvolve um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária. As ações são desenvolvidas pelas escolas com o apoio técnico e orientação da Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que elabora o material didático para ser utilizado junto aos alunos e capacita educadores por meio da disponibilização de curso de Educação Ambiental a Distância (EaD). A iniciativa também leva a estudantes do ensino fundamental conteúdos nas temáticas de consumo consciente de água e energia, cidadania, gestão sustentável de resíduos sólidos e educação humanitária para o bem-estar animal.

 

Em 2023, 108 municípios foram selecionados para participar da iniciativa. Como inovação do Programa, serão desenvolvidos neste ano conteúdos relacionados à Educação Patrimonial e Mudanças Climáticas. O Programa se alinha com as políticas públicas de Minas Gerais, numa visão cidadã, com conceitos técnicos e humanistas aliados ao perfil das microrregiões. Também prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável.

 

Para o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento, Rodrigo Franco, O acompanhamento técnico realizado pela Semad é de extrema importância, pois promove a aproximação com o professor, fortalecendo o vínculo, além de facilitar a troca de orientações. “Prefeitos nos relatam as mudanças que o Programa JMS tem provocado nas crianças, nos professores e nas cidades, propiciando uma nova realidade de comportamento em várias esferas e esse é o nosso objetivo principal.”, ressalta.

 

Dom Bosco

 

No município de Dom Bosco, Henry Nathan, aluno da Escola Dalva Maria, conta que não joga lixo no chão, buscando o lugar certo. Já o aluno Júlio Rocha, do 5º ano da Escola Municipal Santo Antônio, ainda em Dom Bosco, afirmou que não joga lixo nos rios e que quando vai tomar banho, não gasta muita água.

 

Luciana Moreira Conrado, secretária Municipal de Educação de Dom Bosco disse que é um orgulho participar do programa. Da mesma forma, a secretária Municipal de Meio Ambiente de Dom Bosco, Isabela Azevedo, observa que já existia uma parceria com a Secretaria de Educação, para trabalhar o tema. “O Programa veio para reforçar ainda mais a questão”, afirma Isabela.

 

Arinos

 

Um dos gestores do Programa JMS, Ricardo Cottini, que realizou a visita nos municípios, explicou que Arinos está no vale do Rio Urucuia, importante afluente do Rio São Francisco. “A região se destaca pelo artesanato em bordados a mão, replicando cenas da região que mostram e expressam a vida do sertão das veredas. Muito disso tudo está descrito na obra de Guimarães Rosa”, observa.

Cottini reforçou que o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis compartilha modos de ser e viver em Minas Gerais. “Aquelas escolas que puderem, devem mostrar para os alunos para que eles também conheçam a realidade de outras crianças distantes de onde estão”, destacou.

 

Em Arinos, o prefeito João Marcílio Almeida, comemorou a chegada do programa na cidade e destacou que a Semad tem o olhar para perceber as peculiaridades para cada município. “Só temos a ganhar, tanto em educação ambiental, quanto em cidadania”, afirma.

 

Da Escola Municipal João Gontijo Ferreira, em Arinos, o aluno Gabriel de Carlo lembra que jogar sujeira nos rios é uma prática condenável pois, além do lixo, mata os peixes. “Também não se deve cortar as árvores. É uma fonte de vida que traz muitos benefícios”, afirma.

 

Paracatu

 

Na terceira visita da semana, em Paracatu, foram visitadas duas escolas da área urbana e uma da área rural. Ricardo Cottini disse que o programa tem tido grande repercussão na zona rural, muito devido à vocação do município para o agronegócio. “A escola rural participante tem total apoio dos fazendeiros e famílias dos alunos, mesmo caso das localizadas na zona urbana que têm apoio de instituições de classe”, explicou.

 

A Escola Municipal Altina de Paula Souza, que fica na zona rural, vem trabalhando diversos projetos paralelos como reciclagem de materiais com a confecção de bolsas e carteiras de caixas tetrapack, além de horta orgânica, pomares domésticos e histórias em quadrinhos com temas ambientais. Já a Escola Caic trabalha, além dos temas propostos, assuntos interligados com o saber ambiental, associando cultura, tradições, arte de ofícios e ecologia humana.

 

O secretário de Educação em Paracatu, Tiago de Deus, afirmou que o meio ambiente tem uma condição de cuidado permanente, principalmente pensando no futuro. “O JMS nos auxilia a chegar a nossas crianças e, consequentemente, às famílias”, afirma. “O objetivo é expandir a qualidade de vida das crianças e da população do nosso município, com o cuidado com o meio ambiente”, explica.

Jaqueline Rodrigues, gestora do programa em Paracatu, observa que é o terceiro ano consecutivo com participação do município no JMS. “Em 2023, o maior desafio foi levar o programa para as escolas rurais”, observa.

 

Ricardo Cottini destacou ainda que as ações do Jovens Mineiros Sustentáveis têm grande apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) na região. O trabalho também tem suporte da Emater e da Polícia Militar de Meio Ambiente.

 

O Programa

 

O Jovens Mineiros Sustentáveis foi lançado em março de 2022 e tem caráter contínuo. A cada ano é lançado um edital para congregar outros municípios e ampliar sua atuação no território mineiro. Atualmente, mais de 6 mil alunos são beneficiados com as ações do programa, em 351 turmas, divididas em 207 escolas de 108 municípios mineiros.

 

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do Programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Especiais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema). Em breve, após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Programa Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2023 também estará disponível na plataforma. A IDE Sisema pode ser acessada, clicando aqui.

 

Mais informações sobre o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis estão disponíveis na página da Semad na internet, clicando aqui.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900