Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Mostra visual de desenhos dos alunos do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis faz homenagem ao Dia Mundial da Água

PDFImprimirE-mail

 

MostraVisual2 dentro

Alunos particiantes dos JMS participaram de mostra visual e retrataram situações relacionadas ao uso da água, consumo consciente, dentre outros

 

Uma Mostra Visual de desenhos e colagens produzidos pelos alunos do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em homenagem à Semana da Água 2023 foi disponibilizada no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O programa JMS reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária desenvolvido pela Semad, por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), vinculada à Superintendência de Gestão Ambiental (SUGA). As ações têm como objetivo capacitar educadores, disponibilizando cursos EaD gratuitos de Educação Ambiental, além de fornecer, aos alunos, atividades práticas de conscientização ambiental.

 

Em mais de 360 desenhos, os alunos retrataram situações relacionadas ao uso da água, consumo consciente, sua disponibilidade, cenários onde vive, relações com os recursos hídricos, a importância da água em sua vida, dentre outros temas pertinentes na sua região.

 

O objetivo é mostrar ao público, por meio de representação das diversas mesorregiões do estado, o que pensam os jovens alunos mineiros sobre a água, retratando ideias, reflexões, senso crítico, os problemas e as soluções, em produções visuais, na forma de desenho livre ou colagens. Os trabalhos foram produzidos abordando o Tema Central da Semana da Água 2023 em Minas Gerais: “Sou Água, Sou vida”.

 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, ressalta que o tema “consumo consciente da água” já é desenvolvido no âmbito do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, apresentando diversas atividades práticas para serem realizadas em sala de aula com os alunos. “A Mostra Visual vem consolidar os conhecimentos adquiridos e materializar as percepções individuais das crianças sobre o tema”, observa.

 

Para o diretor-geral do Instituto mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marcelo Fonseca, “o engajamento das crianças do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis em torno do tema Água é muito significativo. “Esta nova geração é que garantirá a conservação e o uso sustentável deste recurso tão fundamental”, afirma.

 

Acessa aqui a Mostra Visual


Emerson Gomes
Ascom/Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900