Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Inscrições para o Selo Semad Recomenda terminam nesta quarta-feira

PDFImprimirE-mail


insc-semad-recomenda-dentro

Interessados em apresentar o selo “Semad Recomenda” em seus programas e projetos voltados à preservação ambiental têm até esta quarta-feira (31/3) para realizar sua inscrição junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A iniciativa tem como objetivo reconhecer e valorizar ações que promovam a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos no estado.


As inscrições devem ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Estado. Podem se candidatar pessoas físicas ou jurídicas, desde que seus programas, projetos ou iniciativas estejam em execução e sua área de abrangência inclua porção territorial em Minas Gerais. Os requerimentos serão analisados por uma comissão permanente formada por representantes da Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).


Para facilitar a inscrição dos interessados, a Semad desenvolveu um manual no qual são detalhados os procedimentos necessários ao requerimento via SEI. No documento são apresentadas instruções para a validação de processos digitais no sistema, cadastro de usuários externos e acompanhamento do processo de requerimento.


Acesse o Manual de Procedimentos para requerer o selo “Semad Recomenda” via SEI


INCENTIVO


O selo “Semad Recomenda” não tem caráter de competição, concorrência ou aplicação de critério classificatório para distinguir os requerentes. O objetivo, segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, é reconhecer boas práticas e instigar uma cultura de desenvolvimento de programas, projetos e iniciativas ambientais por parte da sociedade civil.


“O que buscamos são propostas que representem uma valorização do meio ambiente para oferecer aos responsáveis o devido reconhecimento do poder público. Acreditamos que a preservação ambiental não seja uma atribuição exclusiva do Estado, mas de toda sociedade e valorizar ações responsáveis do ponto de vista socioambiental é essencial para a continuidade destas iniciativas”, explica a secretária.


Os programas, projetos e iniciativas contemplados com o selo “Semad Recomenda” serão divulgados no site meioambiente.mg.gov.br e receberão também um certificado que poderá ser utilizado em peças gráficas e canais de divulgação vinculados à inciativa.


Para conferir todo o regramento técnico necessário para obtenção da chancela oferecida pela Semad, bem como os critérios de análise técnica dos projetos inscritos, acesse o Edital de Chamamento Público Semad/Feam/IEF/Igam 01/2021.


SEMAD RECOMENDA


Criado em 2020, o selo “Semad Recomenda” visa reconhecer e divulgar programas e projetos voltados à preservação e manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado em Minas Gerais, sendo concedido a projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico; entre outros.


Em seu primeiro ano, o “Semad Recomenda” contemplou oito projetos com atividades voltadas à reciclagem, educação ambiental, preservação da fauna e flora, manutenção dos recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos.

Conheça os projetos contemplados em 2020


Edwaldo Cabidelli
Ascom Sisema

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900