Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Selo Semad Recomenda

PDFImprimirE-mail

Selo Semad Recomenda-banner site2

 

Estão encerradas as inscrições de projetos para o Selo Semad Recomenda - Edital 2020
 
Após período de envio e avaliação de requerimentos, análise documental e solicitação de informação complementar, a Comissão Permanente do Selo Semad Recomenda está em etapa final de análise técnica dos projetos submetidos. Foram totalizados 21 programas, projetos ou iniciativas de boas práticas ambientais em Minas Gerais encaminhadas para pleito ao Selo, sendo que a maioria das temáticas esteve vinculada à redução da geração de resíduos sólidos e promoção de seu reaproveitamento adequado e à promoção da melhoria da gestão de recursos hídricos e da qualidade da água nas bacias estaduais.
 
A promoção de ações de educação ambiental também foi uma categoria temática que se destacou dentre os projetos encaminhados.
 
Em cumprimento ao Art. 73 da Lei nº  9.504/1997, a lista dos resultados dos projetos contemplados com o Selo será divulgada após o fim do ano eleitoral, especificamente em janeiro de 2021. Nesta mesma ocasião, será lançado o Edital 2021 do Selo Semad Recomenda, que trará inovações técnicas e melhorias no processo de análise dos projetos.
 
A Comissão Permanente do Selo agradece aos participantes desta edição e reitera a importância da continuidade de instrumentos de reconhecimento e incentivo de boas práticas ambientais no Estado.

 

 

 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apresenta o selo “Semad Recomenda”, iniciativa que visa reconhecer e divulgar programas, ações e projetos voltados à preservação e manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado no Estado. O selo “Semad Recomenda” será concedido a projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas que promovam a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, melhorias no saneamento, adoção de fontes de energia sustentável, ações de educação ambiental e incentivo ao turismo ecológico; entre outros objetivos definidos no edital do programa e na Resolução Conjunta 2935/2020, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).  

 

A Semad irá divulgar em seu site os projetos, programas e iniciativas contemplados e concederá também um certificado de recebimento do selo, que poderá ser utilizado em todas as peças gráficas e canais de divulgação dos projetos escolhidos. O selo “Semad Recomenda” possibilitará que a Secretaria possa divulgar em seu site os projetos selecionados, fomentando o conhecimento da população acerca das práticas adotadas pelas empresas para conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.

 

Uma comissão permanente será formada por representantes da Semad, da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) para análise, apreciação, vistoria e julgamento dos projetos inscritos. O grupo deverá contar também com apoio de áreas técnicas dos órgãos ambientais estaduais definidas de acordo com o tema de cada projeto. 

 

Clique na imagem a assista ao vídeo de apresentação!

print2

 

 

Edital de Chamamento (publicado em 14/07/2020)
 clique aqui
 Edital publicado no Diario Oficial

 parte 01 -  clique aqui

 parte 02  - clique aqui

Manual de Orientação para Requerimento do Selo “Semad Recomenda”

 clique aqui

Contato via e-mail 

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades