Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Webinar discute estratégias de recuperação de uma economia verde

PDFImprimirE-mail

Fotos: Simon Cruz
FotomateriaSemanaMeioAmbienteinterior03062020menor
A Semana do Meio Ambiente reuniu especialistas na questão ambiental de todo o país e do mundo na discussão de temas atuais

 

Minas Gerais deu início à Semana do Meio Ambiente na manhã desta quarta-feira (3/6), colocando em discussão a retomada da economia, pós-pandemia da Covid-19, pautada em processos sustentáveis no setor produtivo. Com eventos online, que tiveram a presença do governador Romeu Zema, dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e outras autoridades, a programação foi aberta pelo webinar “Virada ambiental: Desenvolvimento de uma economia verde”. A programação da Semana do Meio Ambiente segue até a próxima sexta-feira (5/6). Para acessá-la clique aqui.

 

A discussão técnica foi o primeiro evento da programação preparada pelo Sisema e foi transmitido, ao vivo, pelo youtube. Além do governador, também participaram o secretário de Estado de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Brandão, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Antônio Malard e a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Melo.

 

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Noraldino Júnior, também participaram. O Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybáñez Rúbio, foi o responsável pela palestra principal do webinar, sobre “O Green Deal da União Europeia”.

 

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema elogiou a gestão ambiental em Minas, exercida pelos órgãos do Sisema. Zema destacou ainda que é totalmente possível promover o desenvolvimento sustentável, juntamente à preservação ambiental. “Basta aprimorar a legislação e a gestão. Em Minas, tenho a grata satisfação de ver que avançamos muito na desburocratização de processos. Vários trâmites internos que eram complicados, dispensáveis, foram eliminados e, com isso, nós tivemos uma queda substancial no estoque de processos de licenciamento”, frisou.

 

O secretário Germano Vieira destacou que a economia verde depende de uma ação articulada entre o setor privado e os órgãos governamentais. “O Governo tem parcela fundamental para estruturar projetos. Em Minas Gerais temos o incentivo à matriz energética limpa e renovável para desenvolvimento do setor fotovoltaico, o programa estadual de conversão de multas em projetos de melhoria de qualidade ambiental, o Somos Todos Água, o Conexão Mata Atlântica. São ações que buscam desenvolvimento econômico, bem-estar social e a preservação ambiental”, reforça.

 

Para o presidente da Feam, Renato Brandão, o desenvolvimento da economia verde já era uma necessidade antes da pandemia. “Com a Covid-19, o mundo está tendo que se adaptar e transformar. É um momento de repensar nosso modo de vida e isso deve ser norteado e discutido com visão ampliada à sustentabilidade da sociedade de forma geral”, comentou Brandão.

 

Embaixador da União Europeia, Ignácio Ybáñez Rúbio citou, durante a palestra magna, medidas já adotadas por países Europeus no setor produtivo. Ele também acredita que a pandemia da Covid-19 acelera uma transformação que já era uma necessidade. “Não podemos ficar presos ao modelo praticado. É preciso fazer muitas parcerias e grandes acordos para implantar a agenda de desenvolvimento sustentável nos países das Nações Unidas”, ponderou.

 

O embaixador disse que Minas Gerais é um dos Estados brasileiros com destaque na gestão ambiental e parceria para o compartilhamento de informações e projetos com a União Europeia a partir do acordo com o Mercosul. “O cenário pós Covid-19 torna-se ainda mais relevante, porque há um desafio urgente, e uma oportunidade única, para o desenvolvimento sustentável. A nossa resposta deve ser corajosa e abrangente”, acrescentou.

 

Outro palestrante do webinar foi o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo. Ele comentou sobre os projetos desenvolvidos pelo órgão em Minas, em outros Estados brasileiros e em outros países. “Acreditamos que a juventude pode ser o fator decisivo desse projeto de transformação econômica. Incentivar as lideranças jovens é o caminho e o ICLEI tem se aliado a organizações que fomentam o protagonismo jovem e, com elas, temos empenhado soluções na transformação territorial rumo à sustentabilidade”, destacou o secretário.

 

Presidente da Fiemg, Flávio Roscoe enalteceu a parceria estabelecida com os órgãos do Sisema. Roscoe afirmou que, ainda neste ano, a federação irá propor ao Estado uma inovação para o monitoramento da qualidade do ar em todo o Estado. “Estamos estudando a possibilidade de o setor privado construir uma rede de monitoramento, para que Minas Gerais consiga ter, a todo o momento, a situação real da qualidade do ar em áreas prioritárias em concentrações urbanas e industriais”, salientou.

 

O deputado Noraldino Júnior também enalteceu a parceria firmada com o Sisema, mas também com outros órgãos como a Fiemg. “É um momento importante para essa retomada da economia e isso precisa acontecer com o respeito à sustentabilidade e o trabalho em parceria pode proporcionar isso”, comentou. O webinar teve a mediação da chefe de gabinete da Feam, Letícia Capistrano.

 

O seminário está disponível, para acesso na íntegra, no Youtube por meio do link. Para saber o restante da programação da Semana do Meio Ambiente acesse o link

 

Desenvolvimento Sustentável em debate

 

As discussões tiveram continuidade no período da tarde com a discussão do tema “Desenvolvimento sustentável em debate: um novo modelo a partir do Green Deal como oportunidade da crise para alavancar uma economia limpa e socialmente justa”. Se reuniram para a discussão on-line, os ex-ministro de meio ambiente, José Carlos Carvalho, o ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), José Claudio Junqueira, e o ex-diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Marcos Affonso Ortiz Gomes.

 

As apresentações foram conduzidas pela diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Superintendente de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos. No primeiro painel, que abordou o tema Ambiente, Sociedade e Governança, Marcos Affonso Ortiz Gomes, destacou a importância de se abraçar a sustentabilidade do ponto de vista da governança, processo que passa pela ética e pelo diálogo com as partes interessadas. O palestrante ressaltou a importância do olhar para os preceitos da andragogia, educação voltada para o adulto, pois, são eles os mais motivados a aprender por meio de valores intrínsecos como autoestima, qualidade de vida e recompensa pessoal.

 

No segundo painel, o mestre e doutor José Claudio Junqueira, iniciou sua fala ressaltando o papel do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e fez um breve relato histórico dos processos de produção, além de uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma economia limpa pós-pandemia. “A educação ambiental tem que aproveitar esse momento para levar conhecimento e receber conhecimento a partir da realidade”, conclui.

 

No último painel, que tratou do tema da oportunidade da crise para a definição de novos paradigmas de gestão pública da área ambiental e da sustentabilidade, o ex-ministro José Carlos Carvalho, lembrou a Constituição Federal de 1988, que nos deu um capítulo sobre o meio ambiente. E ressaltou que as tratativas não ficaram restritas a esse capítulo, sendo extremamente avançadas no âmbito da gestão pública. Segundo ele, é preciso continuar melhorando a gestão pública com foco na sustentabilidade.

 

Simon Nascimento e Ângela Almeida
Ascom/Sisema

 

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900