Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas Gerais se prepara para as comemorações da Semana do Meio Ambiente

PDFImprimirE-mail

Com o tema: “Economia limpa e socialmente justa”, Minas Gerais se prepara para as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2020. Pautas relacionadas ao assunto serão apresentadas entre os dias 3 e 5 de junho, com a realização de cinco webinars, com foco no debate de temas voltados, principalmente, à construção de uma economia baseada em formas de produção mais limpas e socialmente justas pós pandemia e à retomada da economia verde em Minas e no Brasil. Os debates, de participação gratuita, contam com a presença do governador Romeu Zema e outras autoridades. A programação, que prevê ainda o lançamento do projeto-piloto de abrigo e adoção de fauna doméstica abandonada, pode ser acessada pelos links indicados na Programação da Semana do Ambiente.

As ações são coordenadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e têm participação dos demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A Semana do Meio Ambiente marca as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo o planeta do dia 5 de junho.

“A semana do meio ambiente sempre é pautada por temas importantes para a conservação da natureza e, em 2020, mantivemos na pauta as principais ações da Feam, principalmente o incentivo à economia mais verde”, explica o presidente da Fundação e um dos idealizadores da programação, Renato Brandão. “O modelo adotado neste ano, de videoconferências, foi a forma encontrada para respeitar as orientações de isolamento social diante da Pandemia da Covid-19”, completa.

 

Um Webinar com o tema “Virada Ambiental: Desenvolvimento de uma economia verde pós-pandemia: Direções e Tendências” será o evento oficial de abertura da Semana. O encontro contará com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira e do presidente da Feam, Renato Brandão. Também participará o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Flávio Roscoe.

 

O evento virtual acontece na próxima quarta-feira (3/6) à 9h, com a palestra magna do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez Rubio que abordará o Green Deal, o pacto verde na Europa. O evento terá ainda a participação do secretário executivo da organização Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) na América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

 

A atividade terá a moderação da chefe de gabinete da Feam, Letícia Capistrano Campos. A participação é gratuita, as inscrições são limitadas e podem ser feitas clicando aqui. A transmissão será feita no endereço Youtube: hps://www.youtube.com/meioambienteminasgerais.

 

No mesmo dia, às 16 horas, será realizado outro Webinar com o tema “Desenvolvimento sustentável em debate: um novo modelo a partir do Green Deal como oportunidade da crise para alavancar uma economia limpa e socialmente justa. A atividade será moderada pela superintendente de Gestão Ambiental Semad, Fernanda Carla Wasner Vasconcelos, e contará com três painéis.

 

O Painel 1, apresentado pelo ex-diretor-geral do IEF, Marcos Ortiz, abordará o tema: Ambiente, Sociedade e Governança (ASG): estratégias para sustentabilidade e justiça social. Se a percepção social conta, qual o papel da educação ambiental?. Ortiz é coordenador de Projetos na dimensão de governança na empresa Ramboll Brasil, desde 2017.

 

Já o Painel 2 ficará a cargo do doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG, José Cláudio Junqueira, com o tema: “Educação Ambiental: elo fundamental entre Economia Limpa e Meio Ambiente no Pós COVID-19”.

 

O ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, que também chefiou a delegação Brasileira na Convenção da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável em 2002 fará a apresentação do Painel 3 com o tema: Oportunidade da crise para a definição de novos paradigmas de gestão pública da área ambiental e da sustentabilidade

As vagas para participação do Webinar são limitadas e devem ser feitas clicando aqui.

 

Webinar Virada Ambiental

 

Na quarta-feira (04/6), às 9h30, o Webinar “Desenvolvimento de uma economia verde pós pandemia: Direções e Tendências” contará com a abertura do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira e do presidente da Feam, Renato Brandão. Desta vez, a palestra magna ficará a cargo do diretor executivo do Centro Brasil do Clima, o jornalista, escritor e ambientalista Alfredo Hélio Syrkis. Ele foi o primeiro secretário de meio ambiente da cidade do Rio de Janeiro e abordará o valor do menos carbono.

 

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) também fará uma apresentação sobre suas ações em busca de formas mais sustentáveis de produção e demonstrará Cases de Sucesso como as empresas CNH Industrial - Sete Lagoas, Duratex - Uberaba e Ouro Fino, Agrociência – Uberaba. O tema será apresentado pelo Analista ambiental e coordenador da agenda de Economia Circular do Sistema Fiemg, Guilherme da Mata Zanforlin.

 

O evento será transmitido pelo Youtube do Meio Abiente no endereço: https://www.youtube.com/meioambienteminasgerais

Às 16 horas, terá início o webinar “Desenvolvimento sustentável em debate: oportunidade da crise para a construção de um novo modelo de sociedade”. A abertura será da Pedagoga e mestre em Educação pela UFMG, Vera Lúcia de Miranda Guarda. Ela falará sobre Participação Social e Educação Ambiental e as formas de construção de uma sociedade mais inclusiva com base na ética do cuidado.

 

O segundo painel abordará o assunto “Saúde Única e Educação Ambiental: consciência planetária, ética e qualidade de vida, com a doutora em Enfermagem e Mestre em Enfermagem Pediátrica pela Universidade de São Paulo (USP), Matilde Cadete, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG.

 

O último painel enfocará o papel da equidade de gênero e da educação ambiental na construção de um novo modelo de sociedade. A pedagoga e mestre em Educação na linha de Gestão e Políticas Públicas Educacionais pela UFMG, Rosângela Mendonça Teles fará a apresentação. Ela fez parte da equipe do Projeto Manuelzão, sendo uma das fundadoras do Comitê de Bacia do Córrego do Nado na Pampulha, em Belo Horizonte.

 

Ao final haverá um debate com a moderação do diretor de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Rafael Alves de Araújo Castilho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui. As vagas são limitadas. A transmissão será feita pelo Google Meet.

Regularização Ambiental

 

Na sexta-feira (05/6), técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentarão, também em um Webinar, os progressos da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em Minas Gerais. Ambos são importantes aliados para a retomada da economia verde por meio da regularização e sustentabilidade dos imóveis rurais de Minas. A abertura será feita pelo diretor-geral do IEF, Antônio Malard.

 

A palestra principal terá como tema: “Aplicando Inteligência Territorial para a validação do CAR e regularização ambiental em MG” e será apresentada pelo professor Raoni Rajão, PHD e Professor Associado em Gestão da Produção Sustentável do Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (Lagesa), do Departamento de Engenharia de Produção da UFMG.

 

A segunda apresentação trará o assunto: “Restauração Florestal: quem paga a conta?” e ficará a cargo do gerente de Restauração Florestal da The Nature Conservancy (TNC Brasil), Rubens Benini. Na sequência, o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rodrigo Carvalho Fernandes, falará sobre “Agricultura Sustentável”.

 

Encerrando as apresentações, o gerente de Recuperação Ambiental e Planejamento da Conservação de Ecossistemas do Instituto Estadual e Florestas (IEF), Thiago Cavanelas Gelape, abordará o “O PRA no cenário da retomada das atividades econômicas”.

 

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço clicando aqui. A transmissão será pela plataforma Google Meet.

 

A programação completa das atividades da Semana do Meio Ambiente de 2020 está disponível aqui.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900