Sociedade do Leste Mineiro define prioridades ambientais para a região

Cerca de 20 municípios que compõem o Leste Mineiro estiveram presentes no encontro e escolheram seus representantes. A eleição respeita a porcentagem de 30% de delegados do setor empresarial, 5% dos povos indígenas, 5% das comunidades tradicionais, 20% de Organizações não Governamentais (ONGs), 20 % dos movimentos sociais e 20% dos governos Municipal, Estadual e Federal.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares, Maria Aparecida Pereira, abriu os debates e destacou que o tema da IV CNMA deste ano é oportuno e necessário. Ela ressaltou ainda o papel dos municípios na elaboração da Política Nacional de Resíduos. “A disposição adequada dos resíduos gerados hoje é um desafio enfrentado por todos os municípios do País, mas, acredito que juntos encontraremos a solução para esse problema”, acrescentou.

Crédito: Janice Drumond
foto-lestemineiro
Conferência elege delegados

Segundo a superintendente regional de Regularização Ambiental Leste Mineiro (Supram), Maria Helena Murta, discutir as questões ambientais com representantes da sociedade civil é fundamental para o avanço das políticas de meio ambiente. “A partir do momento em que os resíduos sólidos passarem a ser descartados de forma correta e sustentável, estaremos dando um passo significativo na melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros”, afirmou.

Para a presidente da Comissão Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri e da ONG Movimento Pró Rio Todos os Santos e Mucuri (MPRTS), Alice Godinho, as conferências são essenciais, porque, segundo ela, é o momento em que a sociedade é ouvida. “Espero que possamos, de alguma maneira, chegar a procedimentos capazes de avançar no gerenciamento os nossos resíduos, uma vez que esse tema se torna cada vez mais preocupante”, concluiu.

Eixos temáticos

As propostas definidas nas Conferências Regionais são pautadas de acordo com os eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda e Educação Ambiental. Os participantes escolhem os eixos em que querem trabalhar, se dividem em grupos, discutem e elaboram as propostas, que, ao final do evento, são apresentadas aos demais e votadas.

Minas Gerais já realizou as Conferências do sul de Minas, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. Divinópolis será a próxima cidade mineira a receber o evento, que acontecerá no dia 16 de julho. Os inscritos escolherão as propostas da região Alto São Francisco, além de eleger os delegados que os representarão na Conferência Estadual.

Encontro Nacional

As Conferências Regionais e Estaduais fazem parte das etapas de preparação para IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que ocorre nos dias 24 a 27 de outubro, em Brasília. Nesta quarta edição, a CNMA pretende contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e determina que até 2014 todos os municípios brasileiros disponham adequadamente seus resíduos sólidos urbanos.

A IV Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como objetivos divulgar e discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos para cada ente da federação; contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos eixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental; estabelecer a responsabilidade compartilhada entre governos, setor privado e sociedade civil; contribuir para que cada estado e município solucionem os entraves e desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos; difundir práticas positivas que possam contribuir para desenhos de políticas públicas locais e regionais.

Clique aqui e conheça as propostas votadas