Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Meta 2010 dialoga com o setor do turismo

PDFImprimirE-mail

O segmento do turismo participou nesta segunda-feira (28) de seminário sobre o Projeto Estruturador Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio das velhas, a Meta 2010. O objetivo foi envolver o setor do turismo para contribuições na revitalização do por meio da mudança de atitudes e inclusão da preservação do rio nos planos de turismo para a região. 

O aumento da visibilidade do potencial turístico da Bacia do Rio das Velhas foi um ponto discutido. A sugestão foi a criação de uma agenda turística para a Meta 2010, com eventos fixos e aleatórios que ocorram nos municípios que fazem parte da área de atuação do Projeto Estruturador. Para tanto é necessária a integração em rede, de profissionais do turismo, órgãos públicos e demais envolvidos, para que essas informações sejam disponibilizadas. 

A coordenadora executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho, destacou a existência de sete Unidades de Conservação na área da Meta 2010. “São muitas as possibilidades para o desenvolvimento do turismo na região do projeto, temos uma área cárstica, locais com valores históricos e pré-históricos, unidades de conservação, circuitos turísticos, daí a importância do envolvimento com o setor de turismo”, explica Myriam.  

A coordenadora antecipou que um diagnóstico com diversos dados sobre a Bacia está em fase de elaboração será disponibilizado no site da Meta para auxiliar a todos que atuam na região do projeto. Participaram do seminário representantes de pousadas, hotéis e guias turísticos que atuam na região do Rio das Velhas. Alguns solicitaram o apoio da Secretaria de Turismo (Setur) ao desenvolvimento do turismo local, com treinamentos e capacitações dos profissionais que atuam neste setor. 

Para melhorar a articulação e estimular as ações de turismo, o representante da Setur, Marcel Vasconcellos, sugeriu a criação de Conselhos Municipais de Turismo. “É fundamental o envolvimento da sociedade local na gestão do turismo. Por meio dos Conselhos é possível criar a aproximação e a participação das comunidades”, destaca Vasconcellos.  

A educadora ambiental e mobilizadora social da Meta 2010, Ana Mansoldo, destacou a necessidade da mudança na percepção ambiental. “A mudança na gestão pública vem do incentivo à responsabilidade compartilhada”, ressalta Monsoldo. O também mobilizador da Meta 2010, Marcus Vinícius Polignano, finalizou afirmando que “é com a participação dos envolvidos no setor que poderemos mudar a situação atual, por isso a importância de reuniões como a de hoje”, ressaltou Polignano. “Assim começam grandes parcerias e as idéias vão surgindo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das diversas atividades”, explica Marcus Vinícius. 

Para 2010 ficou prevista a organização de uma feira na qual sejam apresentadas todas as possibilidades turísticas na região. A intenção e reunir Governo, profissionais do turismo, rede hoteleira, guias, prestadores de serviço e agências para promoção do turismo sustentável na região da Meta 2010. 

O Rio das Velhas 

O Rio das Velhas ocupa cerca de 5% do território mineiro no qual vivem 25% da população do Estado e onde são produzidas 25% da riqueza de Minas Gerais. A Meta 2010 surge em 2003 como proposta da sociedade civil, por meio do Projeto Manuelzão e é incorporado pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) como um dos projetos Estruturadores do Governo, que são prioridade na administração estadual. 

Destaques da Meta 2010 

As sub-bacias dos Ribeirões Arrudas, Onça e da Mata são destaque como epicentro da degradação do Rio das Velhas, e nelas se concentram algumas das principais ações da Meta 2010, como obras de saneamento, mobilizações, recuperação da cobertura vegetal, entre outras. 

Uma ação importante que está em desenvolvimento é o diagnóstico Velhas Sustentável que envolve nove sub-bacias nas quais é feito o levantamento do Índice de Qualidade da Água (IQA), número de Outorgas, Unidades de Conservação (UCs), cobertura vegetal e outras informações que permitam a elaboração de políticas públicas específicas, que possam contribuir para a revitalização do Rio das Velhas. 

De 2003 a 2009 muito se avançou nas condições do Rio, passou-se de 27% para 67% a quantidade de esgoto tratado. A coordenadora executiva do Projeto Meta 2010, Myriam Mousinho, destaca que “2010 é apenas um marco para o projeto, a Meta é para sempre”.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900