Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sistema de carona irá minimizar impactos no meio ambiente e beneficiar servidor

PDFImprimirE-mail

Foi lançado, na manhã desta sexta-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, o projeto Melhorar, um sistema de gerenciamento de caronas que está sendo implantado no Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema).  O objetivo, além de aproximar servidores, é diminuir a emissão de CO2 e minimizar os impactos no trânsito de Belo Horizonte. O evento aconteceu na sede do Sistema.  

Durante o evento, o subsecretário de Inovação e Logística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Thiago Grego, ressaltou a importância do Melhorar e da efetiva participação dos servidores do Sisema no projeto. “O objetivo é, acima de tudo, gerar uma mobilidade sustentável. Evitar o uso individual de um veículo e priorizar o transporte coletivo”, afirma.  

Grego ressalta, também, que o projeto incentiva a carona solidária entre pessoas que moram próximas ou na rota das outras. “Trabalhamos num órgão verticalizado e muitas pessoas desconhecem que o colega mora próximo à sua casa”, explica.  

Para Lincoln Paiva, diretor da agência Believe Sustainability, idealizadora do projeto, a mobilidade sustentável está ligada a aspectos econômicos, sociais e ambientais. “Esperamos que o projeto se amplie para que Belo Horizonte se torne uma cidade mais sustentável, com menos poluição. Para isso, precisamos do engajamento dos servidores”, destaca.  

Já para o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira, além de minimizar os impactos ambientais, o Melhorar é um projeto que estimula a solidariedade e o convívio social. “É uma oportunidade de dar carona e conhecer outras pessoas”. Segundo ele, é importante que outras atitudes sustentáveis sejam adotadas pelo Sisema. “Precisamos trabalhar para economizar energia com elevadores e diminuir a emissão de gases provocada pela frota de veículos oficiais”, completa.  

Inicialmente, 30 servidores que demonstrarem interesse em participar do projeto serão selecionados para um piloto. Entre os benefícios que vão ser oferecidos para as pessoas que oferecerem carona estão sendo estudados a criação de um banco de horas e a oferta de uma vaga gratuita.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900