Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

CGFAI fiscaliza extração de areia no Centro-Oeste do Estado

PDFImprimirE-mail

 

O Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), deflagrou, nesta segunda-feira (14), uma operação de fiscalização ambiental na região Centro-Oeste do Estado. O foco da ação, que dura até sexta-feira (18), é combater a extração irregular de areia nas margens do rio Lambari, afluente do rio Pará.  

Ao longo da semana, quatro equipes, duas compostas por fiscais do Sisema e por homens da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) e outras duas formadas por militares, atuarão nos municípios de Perdigão e Araújos. De acordo com o secretário executivo do CGFAI, Paulo Teodoro de Carvalho, a operação foi motivada por denúncias recebidas pela PMMA e demandas encaminhadas pelo Ministério Público Estadual.  

Segundo Teodoro, esses municípios são os mais afetados da região pela ação de areieiros que atuam nas margens do rio Lambari e dos córregos que nele deságuam. A atividade clandestina provoca danos em áreas de preservação permanente, em especial às matas ciliares. A atividade é passível de regularização ambiental de acordo com a Deliberação Normativa n° 74/2004 do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). 

Perdigão e Araújos, que têm como atividades econômicas predominantes a extração de areia e cascalho e a fabricação de calçados, estão na área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Alto São Francisco, que tem sede em Divinópolis. Cada uma das cidades está ligada a um Escritório Regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Perdigão pertence ao Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Oliveira, enquanto Araújos, ao de Arcos.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900