Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Meta 2010 promove seminário com setor agropecuário

PDFImprimirE-mail

A equipe da Meta 2010, formada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Projeto Manuelzão e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), promove nesta quinta-feira (10) um seminário para discutir práticas agropecuárias associadas à revitalização do Velhas. O evento acontece no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) a partir das 13h30.

 De acordo com a secretária-executiva de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010, Myriam Mousinho, o seminário tem como objetivo divulgar e mobilizar os setores estratégicos envolvidos na área da agricultura em prol da Revitalização do Rio das Velhas. “O setor é estratégico na recuperação da qualidade da água, pois a contaminação da bacia ocorre diversas vezes pelo uso incorreto de agrotóxicos”, afirma Myriam.

Segundo o Relatório de Monitoramento da Qualidade das Águas, relativo ao período do primeiro trimestre de 2009, as áreas do médio e baixo Velhas são muito afetadas pela agricultura e pecuária. O Mapa aponta que os principais pontos de impacto são lugares com pouca urbanização, mas que no entanto apresentam alto índice de fósforo, devido ao uso de fertilizantes. Nesses pontos também foi verificado a presença de coliformes, ligados a prática da pecuária. As duas substâncias provocam alterações negativas na qualidade da água.

O evento contará com palestras onde será explicado o plano de ação da revitalização da bacia do Velhas, assim como a participação de representantes de proprietários rurais e do setor da agricultura da área da Meta 2010. No final do encontro haverá um espaço para debates e encaminhamentos das propostas sugeridas nas discussões.

Myriam explica que a expectativa é que essa discussão aconteça com as principais entidades envolvidas com agropecuária em Minas Gerais. Para isso, foram convidados órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Rural minas, Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). “Esperamos que essas instituições estimulem práticas que contribuam para a melhoria das águas, incentivando a produção orgânica ou a diminuição no uso de agrotóxicos”, afirma a secretária-executiva.

Para participar, a presença deve ser confirmada até o dia 09 de setembro pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou através do telefone do Projeto Manuelzão: 3409-9810.

Serviço:

Seminário – O setor agropecuário e a Meta 2010
Local: Centro Mineiro de Referência em Resíduos – Rua Belém nº 40 – 31.34651200
Dia: 10/09 às 13h30
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou através do telefone do Projeto Manuelzão: 3409-9810.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900