Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Sisema participa do Sustentar 2009

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participa do Sustentar 2009. O evento ocorre entre os dias 09 e 11 de setembro na cidade de Belo Horizonte. O IEF terá um estande em conjunto com outras instituições do Governo de Minas como a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). 

A feira promoverá uma série de atividades, como fóruns, seminários, cursos, workshops, exposições, encontros técnicos e balcão de negócios, sobre o tema do ano: “Desenvolvimento Sustentável: caminhos e cenários à nossa escolha”. A ideia é discutir com especialistas, executivos, lideranças e autoridades ambientais do país e do exterior, soluções para promover o desenvolvimento sustentável.

“A participação do Sisema no evento é de grande importância, pois ele traz uma discussão sobre a sustentabilidade não apenas no meio ambiente, mas em conjunto com diversas áreas como o turismo, economia e as ações sociais”, afirma o subsecretário de Gestão Ambiental Integrada, Ilmar Bastos Santos. No âmbito das ações ambientais e sociais, o IEF apresentará o Projeto Pandeiros, exemplo bem sucedido de iniciativa sustentável que atinge várias áreas.

De acordo com a coordenadora de projetos do Pandeiros, Carmem Dulce de Souza Melo, haverá explicação e exposição de algumas ações realizadas no norte de Minas como o extrativismo de pequi e o carvão ecológico de babaçu. Contará, também, com a presença de um artista de cordel e suas obras. “É uma honra poder participar. Mostrar o resultado de nosso trabalho é o reconhecimento dos esforços investidos nas alternativas sustentáveis que são responsáveis pela sobrevivência de diversas famílias”, afirma Carmem.

Carmem explica que, atualmente, o Projeto apóia cerca de 200 famílias de 26 comunidades da região e incentiva a criação de carneiros e ovelhas, produção de mel, extrativismo dos frutos do cerrado, aproveitamento sustentável da palmeira babaçu e agricultura familiar. 
Segundo ela, também incentiva a organização comunitária e o cooperativismo. Conta com a Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas, além de Centros Comunitários de Extrativismo e Artesanato do Cerrado. O Projeto desenvolve, ainda, o Programa Horta Escolar e Comunitária e já implantou dez escolares e 34 comunitárias.  “É um número que sempre cresce, não só pelo trabalho exercido por nós, mas por que o Pandeiros tem uma grande aceitação na região que mostra resultados e melhora a qualidade de vida da população”, afirma a coordenadora.

O Projeto Pandeiros é uma iniciativa pioneira do IEF e foi iniciado em 2004 com o objetivo de criar alternativas de renda para comunidades dos municípios de Bonito de Minas, Januária e Cônego Marinho, que tradicionalmente viviam da produção do carvão de vegetação nativa.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900