Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

CGFAI fiscaliza setor sucroalcooleiro no Triângulo de Minas

PDFImprimirE-mail

 

O Comitê Gestor da Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) divulgou nesta segunda-feira os dados da Operação Rio Grande, que aconteceu durante a semana passada, entre os dias 24 e 28 de agosto, nos municípios de Frutal, Pirajuba, Conceição das Alagoas, Planura, Iturama, Carneirinho, Itapagipe, Campina Verde. O foco da operação foi o setor sucroalcooleiro, destaque nas atividades econômicas da região.

Foram fiscalizados nove usinas de açúcar e álcool e quatro postos de gasolina. As usinas estavam com a documentação ambiental em dia e os problemas detectados foram relativos à disposição inadequada de resíduos sólidos e descumprimento de condicionantes de outorga de uso da água. Foram lavrados auto de fiscalização e os empreendedores foram orientados a procederem as devidas adequações. Os postos de gasolina tiveram suas atividades suspensas por falta de documentação de regularização ambiental e por não estarem com suas instalações adequadas. Em Frutal o proprietário de um dos postos foi conduzido a delegacia por desobedecer a suspensão feita pelos técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), o posto foi lacrado.

A fiscalização foi organizada pelo CGFAI e contou com técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, que são as instituições que compõem o Sisema. O coordenador técnico da operação, o analista ambiental do Igam, Marcelo da Fonseca, informou que esta é a terceira ação de fiscalização com foco no setor sucrooalcooleiro desenvolvida pelo CGFAI.

Ações preventivas

Em 2008 foi assinado um Protocolo de Intenções com o setor sucroalcooleiro para a redução progressiva do uso da queima da palha de cana-de-açúcar no Estado. O documento prevê também o desenvolvimento sustentável do setor, que tem crescido no Estado.

Minas é o terceiro maior produtor de cana-de-açúcar do país e tem grande potencial para se tornar um dos líderes na produção. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a produção de cana-de-açúcar em Minas Gerais, em 2006, foi de 25 milhões de toneladas em área plantada de 349 mil hectares. Até 2012, os investimentos em implantação de usinas de açúcar vão somar US$ 2,85 bilhões.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900