Ouvidor Ambiental pretende dar visibilidade ao trabalho no Estado

Tomou posse, no último dia 10, o ouvidor ambiental de Minas Gerais. Eduardo Machado de Faria Tavares, sócio-fundador e diretor do Instituto Hóu para a Cidadania foi escolhido para ocupar o cargo pelos próximos dois anos. A Ouvidoria Ambiental tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e elogios da população em relação aos serviços prestados pelos órgãos que compõem o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema).

Concorreram ao cargo 38 pessoas. Os pré-requisitos eram idade acima dos 35 anos, reputação ilibada, formação universitária e notório conhecimento na área de meio ambiente. A lista foi encaminhada pela Ouvidoria Geral do Estado para a Câmara Normativa Recursal (CNR) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). Dos 38, seis foram selecionados. Os classificados fizeram uma apresentação sobre a visão que cada um tinha em relação à Ouvidoria e as propostas para o cargo. Desses, três foram escolhidos e seus nomes encaminhados para o governador fazer a seleção final.

Entre as propostas apresentadas por Tavares, três se destacaram: trabalhar a aproximação das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), das Unidades Regionais Colegiadas (URCs) e dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHS); dar maior visibilidade à ouvidoria junto à sociedade e destacar o papel da Ouvidoria como instrumento para melhoria dos procedimentos e da estrutura do Sisema.

Para o ouvidor ambiental é importante transformar as demandas encaminhadas para a Ouvidoria em críticas construtivas e proposições de aprimoramento do Sisema. "Dentro do conceito que estou tentando implantar, o objetivo é atuar na análise de freqüência das demandas e manifestações dos cidadãos", explica.

Ele ressalta, ainda, que é importante divulgar o trabalho da Ouvidoria Ambiental que é mais um instrumento de participação social para criticar e aperfeiçoar o sistema de atendimento à população. "Devo trabalhar mais na visibilidade da Ouvidoria junto à sociedade para que os cidadãos possam nos procurar colocando suas críticas quanto ao atendimento prestado e ao serviço que o Estado, por meio do Sisema, oferece", esclarece.

Eduardo Faria Tavares tem 53 anos, é graduado em Letras, pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Fundação João Pinheiro e mestrando em Construção Civil e Meio Ambiente pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec).

Para entrar em contato com a Ouvidoria Ambiental acesse o site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br ou ligue para 0800-2839191. O contato pode ser feito pessoalmente ou por carta em todos os Núcleos da Ouvidoria Geral do Estado no interior de Minas Gerais e na avenida Amazonas, 91, Centro, Belo Horizonte – MG – CEP 30180-000.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.