Conferência discute inovação tecnológica para a América Latina e Caribe

Cerca de 150 pesquisadores, empresários e gestores públicos da América Latina, Caribe, Estados Unidos e Alemanha estão reunidos em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para discutir políticas, instrumentos e experiências mundiais na área de inovação e tecnologia. O tema está sendo debatido no 1º Congresso de Inovação e Tecnologia na América Latina e Caribe, que começou nesta segunda-feira (24) e irá promover até o dia 27 uma série de atividades com o objetivo de melhorar a cooperação tecnológico-científica entre os países participantes.

O Congresso é uma promoção da Inwent, organização de cooperação internacional que trabalha para o governo alemão, e tem o apoio das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). "Para a Inwent é muito importante realizar este evento em Minas Gerais, onde identificamos um potencial muito grande para futuras parcerias na área de inovação e transferência tecnológica. E é este nosso intuito, trazer gente de diversos países, colocá-los em contato para facilitar futuras parcerias", explicou a diretora da Inwent Brasil, Carla Pereira.

Para o secretário-adjunto da Semad, Shelley de Souza Carneiro, a inovação e a tecnologia estão ocupando uma posição cada vez mais estratégica no contexto da globalização e da era digital. "Hoje estamos vivendo no mundo da velocidade, da transformação, das surpresas, da criatividade e da inovação. Nesse contexto, é necessário desenvolver novos valores, talentos e instrumentos para enfrentar este novo modelo e este evento é importante por contribuir com informações e reflexões sobre a complexidade dos problemas do mundo atual e as interações necessárias para se promover a inovação efetiva", destacou.

A gerente do Projeto Estruturador da Rede de Inovação Tecnológica, Anna Flávia Lourenço Bakô, ressaltou a importância da inovação como ferramenta de desenvolvimento. Ela destacou, ainda, que este tema é trabalhado no Estado por meio de um Projeto Estruturador do Governo de Minas que tem como meta estruturar o sistema mineiro de inovação. Para isso, foi criado um fórum permanente composto por empresários, entidades de ciência e tecnologia e organizações não governamentais. Presidido pelo governador do Estado, o Fórum tem o objetivo de propor políticas públicas de apoio à inovação. O projeto apóia também a criação de espaços físicos propícios à inovação, além de projetos de pesquisa e programas relacionados ao tema.

O Conselheiro de Assuntos Científicos e Intercâmbio Acadêmico da Embaixada da República Federal da Alemanha no Brasil, Dirk Schüller, acrescentou que a atual crise financeira e econômica impõe a todos os países do mundo imensos desafios, como o gerenciamento da crise a curto prazo e o direcionamento para o crescimento econômico sustentável. "Investimentos em educação, ciências e pesquisa constituem o caminho a ser trilhado", opinou. Ele informou que o governo alemão apresentou pela primeira vez, em 2006, uma estratégia nacional com o objetivo de poder subsistir a competição internacional no que tange a novos talentos e tecnologias. "A Alemanha é o país da Europa que destina mais recursos para a pesquisa e desenvolvimento", destacou.

Programação

Nesta terça-feira (25), os participantes do Congresso estão conhecendo programas de fomento a sistemas de inovação considerados eficientes, a exemplo de experiências chilena, alemã e norte americana. Também está sendo debatido o papel dos instrumentos de capacitação profissional, como o diálogo, o treinamento, a formação de redes e as consultorias, na promoção de sistemas de inovação. No final da tarde, os participantes irão discutir formas de se utilizar a inovação e a tecnologia para combater a pobreza na região da América Latina e Caribe. À noite, o grupo participará de visitas culturais. Entre as opções está a Fazenda Germana, em Nova União, onde será apresentado o processo de produção artesanal de cachaça. Outra opção será conhecer o centro de bares, restaurante e botecos de Belo Horizonte, nacionalmente reconhecida como a capital brasileira dos barzinhos.

No dia 26, as discussões irão abordar os problemas relacionados ao desenvolvimento de sistemas de inovação e as propostas de solução. Como propostas aparecem a conexão de atores do sistema de inovação que atuam nas áreas de pesquisa, ensino, infraestrutura, qualidade e economia, além da realização de aperfeiçoamento profissional para atores do sistema de inovação das áreas política, científica e econômica.

Na manhã do dia 27, os participantes irão encerrar os trabalhos com propostas de encaminhamentos e de cooperação entre os países participantes. À tarde, serão realizadas visitas técnicas à Planta Experimental de Produção de Hidrogênio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), utilizado como vetor energético em células combustíveis. O grupo também irá visitar os laboratórios de nanomateriais e de ressonância magnética do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O laboratório trabalha com pesquisa síntese e aplicação de diversos tipos de materiais nanoestruturados, ou seja, materiais com dimensões muito pequenas, com o objetivo de desenvolver, por exemplo, nano(bio)compósitos para aplicações em áreas de engenharia de tecidos e fabricar nanodispositivos para sensores de gás e biosensores.

Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.