Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas será apresentado na Bahia

PDFImprimirE-mail

A secretária-executiva d de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010 , Myriam Mousinho, participa nesta terça-feira (25) do seminário sobre Proteção e Revitalização dos Rios Urbanos, no Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), órgão do estado da Bahia. O seminário acontecerá em Salvador e tem como objetivo discutir a situação das águas no espaço urbano, as perspectivas de proteção e as experiências positivas nacionais de revitalização de rios que cortam as cidades em todo o país. 

Myriam Mousinho obordará a Meta 2010 e os resultados obtidos até o momento. “É a primeira vez que o projeto será discutido fora de Minas Gerais e percebemos que o Rio das Velhas está em destaque no seminário, pois em quatro palestras sobre rios urbanos, encontramos duas falando a respeito da bacia do Velhas”, ressalta a secretária-executiva. A Meta será apresentada no painel “Experiências Exitosas de Despoluição dos Rios”. O Coordenador de Programas de Recuperação de Bacias, Ricardo Aroeira, irá representar a Secretaria Municipal de Políticas Urbanas de Minas Gerais e apresentará sobre o Programa Drenurbs: Reabilitação Ambiental das Águas Urbanas de Belo Horizonte.

De acordo com a secretária-executiva o evento será um importante momento para enriquecer a discussão sobre revitalização com outros estados. Na ocasião, os projetos da Meta 2010 e de seus parceiros serão contextualizados e apresentados juntamente com as ações em andamento. 

No seminário haverá espaço para debater idéias e apresentar os projetos de recuperação de rios contaminados por esgotos industriais e domésticos que cortam os grandes centros urbanos. Após o tratamento dos esgotos, os rios se recuperam e suas águas podem ser usadas para banho, consumo e pesca. “Participar desta discussão mostra o reconhecimento, pelos outros estados, do trabalho feito pelo Governo de Minas”, afirma Mousinho.

Meta 2010    

Como Projeto Estruturador do Governo de Minas, pretende promover a melhoria da qualidade das águas da Bacia do Rio das Velhas, no seu trecho mais poluído, próximo à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O objetivo é que a água seja enquadrada na "classe II", o que significa que poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, às atividades de lazer, à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e à criação de peixes.

O Projeto tem como meta aumentar o Índice de Qualidade da Água (IQA) de 59,5%, em 2005, para 67%, em 2011, e atingir 75%, em 2023. Entre as ações de governo, está a implementação de obras de saneamento nas principais sub-bacias da RMBH, com intervenções como ampliação da coleta de esgotos e implantação de estações de tratamento. Além disso, para a melhoria da qualidade das águas, Myriam Mousinho destaca o envolvimento do cidadão como fundamental. “2010 será um marco de recuperação, mas uma série de ações preventivas da comunidade é necessária para a preservação da bacia”, esclarece a secretária-executiva.


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900