Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Governo cria Painel de Ciências do Clima em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Integrantes do Governo de Minas Gerais e de sociedade mineira, representada pelas universidades, organizações não governamentais, cientistas e entidades de setores produtivos assinaram nesta sexta-feira, em evento de balanço da primeira conferência Campanha de Liderança Climática – Brasil 2020, Memorando de Entendimento que visa a Criação do Painel do Clima em Minas Gerais.

O Painel é uma iniciativa pioneira no Brasil e tem como objetivos reunir conhecimento científico para apoiar iniciativas tecnologia e inovação sobre mudanças climáticas, além de sistematizar e disponibilizar o acervo científico das entidades estaduais voltadas aos estudos de ciência do clima e articular-se com entidades cientificas de clima, especialmente as nacionais e o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (IPCC/ONU).

“Outro objetivo importante será apoiar e assessorar o Governo, empresas e sociedade na tomada de decisões de políticas públicas em mudanças climáticas”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. 

O Painel Permanente de Ciências do Clima será composto por três grupos, o Grupo de Ciência do Clima, o Grupo de Adaptação às Mudanças Climáticas e o Grupo de Estudos sobre medidas de mitigação de emissões, que irão atuar de forma coordenada no estudo e proposição de medidas e ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais.

José Carlos Carvalho esclarece que antes da formação do Painel Permanente, foi instituído um Comitê Pro-Tempore, que terá a função de organizar o Painel, minutar diretrizes e supervisionar o processo de seleção e eleição dos seus integrantes. “A comissão foi instituída de forma a congregar representantes de todos os setores da sociedade, para simbolizar que a questão das mudanças climáticas é desafio global, portanto toda a sociedade tem que se envolver no processo”, declarou carvalho.

A criação do Painel fortalece a gestão a e o pioneirismo mineiro no enfrentamento dos impactos negativos das mudanças climáticas globais. Minas foi o primeiro estado do mundo a assumir compromisso de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa até 2020. Além disso, o Estado é reconhecido com o que possui a energia mais limpa da federação, já que cerca de 90% da energia elétrica utilizada é de origem hidráulica e eólica.

“Com essa ação estamos assumindo uma postura definitiva em relação ao tema. Há nas universidades mineiras, ONGs e no setor produtivo, parceiros do governo no Painel, conhecimento suficiente para desenvolvimento de novas tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável. Caba agora ao governo eliminar a distância entre as descobertas e o processo decisório. Minas novamente está na vanguarda”, finalizou o secretário. 

Brasil 2020

O presidente da State of the World Forum, Jim Garrison, comentou a importância das discussões que serão estendidas para outros países. “Este é o início da mobilização ao redor do mundo. Minas Gerais foi o primeiro estado a aderir à campanha oficialmente, e eu acredito que os mineiros serão lembrados pela história por isso”, comentou. 

A conferência na capital foi apenas o primeiro movimento no combate ao aquecimento global até 2020. As estratégias e planos que começaram a ser desenhadas no estado serão trabalhadas até  fevereiro e março do ano que vem, quando acontece a conferência de Washington, reunindo ainda mais especialistas sobre aquecimento global. A conclusão do primeiro ano de trabalho será marcado por eventos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas e Bahia, entre agosto e setembro de 2010.

     Durante os três dias de conferência em Belo Horizonte, os 255 participantes conheceram a plataforma online desenvolvida pela Gaiasoft e pelo Hague Center para mantê-los a partir de agora, conectados pela rede. Mesmo que cada um deles esteja em cidades diferentes, as discussões poderão acontecer com a mesma intensidade e dinamismo de um encontro real. Com esse sistema em rede poderão ser desenvolvidas, de forma colaborativa, as diretrizes contra o aquecimento global até a conferência de Washington e depois dela. 

Foram definidas dez áreas de atuação em que as discussões vão ocorrer: educação, energia, ecossistemas, economia, Nova História (desenvolvimento de uma nova visão do futuro), Governança e políticas, Valores e estilos de vida, Infraestrutura, Dinâmica do sistema (como os diferentes elementos se combinam) e Comunicação.


Fonte: ASCOM / Sisema

Acesse e ouça: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_audio.php?cod_audio=6753
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900