Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Minas Gerais é primeiro estado brasileiro a aderir a pacto mundial de redução de emissão de gases de efeito estufa

PDFImprimirE-mail

O governador Aécio Neves assinou nesta terça-feira (04/08), no Palácio das Artes, a adesão do Estado de Minas Gerais à Campanha de Liderança Climática 2020, que propõe a redução em 80% das emissões de gases de efeito estufa nos próximos dez anos. Minas foi o primeiro estado do mundo a aderir à campanha, lançada pela ONG State of the World Forum, durante a abertura da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belo Horizonte até sexta-feira (07/08).

“Precisamos reconhecer que cada um de nós tem a sua própria responsabilidade nesse processo e precisamos parar de delegá-la a outros, sejam eles governantes, especialistas ou organismos internacionais. Precisamos parar de transferir responsabilidade e começarmos a exercê-la, individualmente, coletivamente, cotidianamente”, defendeu o governador Aécio Neves, em seu discurso.

Durante a conferência em Belo Horizonte, serão realizadas sessões de trabalho com a participação de 160 ambientalistas e cientistas de 20 países. Os trabalhos em Minas Gerais são o ponto de partida para uma campanha mundial visando a conscientização de pessoas, empresas e governos sobre as mudanças climáticas. A convenção mundial sobre o tema acontece em fevereiro de 2010, em Washington.

Políticas Públicas

Minas Gerais foi escolhida para sediar a conferência e o lançamento da campanha por já desenvolver políticas ambientais que reduzem o impacto da emissão de gases poluentes. O Estado apresenta resultados significativos com a queda do desmatamento, o aumento das áreas verdes protegidas, tratamento adequado ao lixo e recuperação da qualidade das águas das bacias hidrográficas do Estado. Minas também se destaca com a instalação da Câmara de Energia e Mudanças Climáticas e com a Lei Estadual de Resíduos Sólidos, considerada um marco legal no Brasil. 

“Minas também inovou ao lançar, no ano passado, o primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, mapeando os principais segmentos produtivos, de acordo com a metodologia sugerida pelo Painel Intergovernamental de Mudança do Clima. E estamos decididamente empenhados em tornar as fontes de energia limpa cada vez mais dominantes em nossa matriz energética, substituindo a energia produzida a partir de combustíveis fósseis”, garantiu o governador.

Aécio Neves disse ainda esperar que mais iniciativas com relação à redução na emissão de gases sejam adotadas no Brasil, por iniciativa do Governo Federal. “Manifesto a minha expectativa de que o governo federal assuma diante do mundo e de todos os brasileiros uma postura mais decidida, mais firme, do tamanho do nosso país, da dignidade dos brasileiros e da nossa responsabilidade. Diria que não podemos permitir que, em pleno século XXI, o desmatamento e as queimadas respondam por percentuais tão altos das emissões de gases de efeito estufa em nosso país”, cobrou o governador.

Encontro 

Para o presidente do State of the World Forum, Jim Garrison, a adesão de governos municipais, estaduais e federais à proposta de reduzir em 80% as emissões até 2020, e não mais até 2050, é fundamental para evitar o aumento na tempera média do planeta. “Essa é uma oportunidade para cientistas e ambientalistas olharem para o problema porque 2050 será muito tarde. O que nós precisamos agora são de lideranças climáticas em toda família, comunidade, cidade, empresa. Somos todos responsáveis pelo aquecimento global”, disse Garrison, em seu pronunciamento.

Entre as propostas defendidas pela ONG estão a reReduzir a dependência dos combustíveis fósseisdução da dependência dos combustíveis fósseis, implementação de eficiência energética, criação e utilização de tecnologias limpas, desenvolvimento de energias renováveis, limpeza dos sistemas naturais, criação de estilos de vida sustentáveis e criação de uma cultura de crescimento sustentável. 


Fonte: Assessoria de Imprensa do Governador

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900