Processo de despoluição do rio das Velhas é debatido nesta terça-feira em Belo Horizonte

Os resultados das políticas públicas e de mobilização social do processo de despoluição do rio das Velhas serão debatidos nesta terça-feira (02/06), no Canal Minas Saúde, na rua Sapucaí, 429, bairro Floresta, a partir das 10h, com transmissão simultânea pela internet (www.teia.mg.gov.br), Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Os resultados das políticas públicas e de mobilização social do processo de despoluição do rio das Velhas serão debatidos nesta terça-feira (02/06), no Canal Minas Saúde, na rua Sapucaí, 429, bairro Floresta, a partir das 10h, com transmissão simultânea pela internet (teia.mg.gov.br), Rede Minas e Rádio Inconfidência. O programa também poderá ser assistido nos centros de recepção do Canal Minas Saúde no interior do Estado. Outros 204 municípios que recebem o sinal também transmitirão o debate.

Participam do debate o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, a diretora de monitoramento e fiscalização do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Marília Melo, o superintendente da Copasa e coordenador do Projeto Estruturador Meta 2010, Ronaldo Matias, o colaborador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, o coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH-Velhas), Rogério Sepúlveda, o presidente do CBH-São Francisco, Thomaz da Mata Machado e os pesquisadores Carlos Bernardo Mascarenhas Alves (NuVelhas/UFMG) e Marcos Von Sperling (Desa/UFMG).

Pescar no rio das Velhas já é uma realidade e foi comprovada pelos integrantes da Expedição pelo Velhas 2009 no município de Santo Hipólito, no Médio Velhas. Dourados e matrinxãs voltaram a fazer parte das refeições dos ribeirinhos. As águas do rio das Velhas estão chegando mais limpas ao rio São Francisco, resposta aos investimentos significativos em sistemas de esgotamento sanitário na bacia, realizados pelo Governo de Minas, por meio da Copasa, desde 2004.

Ponto de partida

A primeira expedição realizada pelo Projeto Manuelzão, em 2003, apontou os focos da degradação e foi o ponto de partida de mobilização da sociedade e do compromisso assumido pelo Governo de Minas, por meio da Meta 2010. A segunda, que começou no dia 9 de maio, nas nascentes do Velhas em Ouro Preto, e terminou em sua foz na Barra do Guaicuí, na última sexta-feira (29/05), encontrou um rio mais limpo, livre dos esgotos urbanos, ou pelo menos de boa parte deles, já que Sabará e Sete Lagoas ainda despejam esgoto in natura na bacia.

A chamada poluição pontual, provocada por uma fonte restrita e caracterizada, como lançamento de esgotos, está sendo superada. O desafio agora está na poluição difusa, provocada pelo escoamento superficial das águas que levam consigo matéria orgânica, bactérias, metais, pesticidas e fertilizantes para os corpos d'água.

Outro grande desafio é a apropriação pela sociedade do compromisso de manter as águas limpas e a adoção da revitalização como um processo dinâmico e contínuo. A revitalização do rio das Velhas não se encerra em 2010.

Locais de recepção do sinal do Canal Minas Saúde
Gerências Regionais de Saúde

GRS de Patos de Minas
R. José de Santana, 33 - Centro 38703-030

GRS de Sete Lagoas
Rua Fernando Lanza, 70 - Centro 35700-545

GRs de Unaí
Av. Governador Valadares, 1.634/ SL - Centro

GRS de Montes Claros
R. Correa Machado, 1333 - Vila Santa Maria

GRS de Divinópolis
R. Goiás, 839 - Centro

GRs de Pirapora
Rua Rio Grande do Sul, Bairro Santo Antônio , 1225

Centro Viva Vida - Januária  - Rua onze, nº 155 Vila Jussara

Serviço
Evento: Debate sobre os Resultados das políticas públicas e de mobilização social do processo de despoluição do rio das Velhas
Dia: 02 de junho
Horário:10h
Local: Canal Minas Saúde, Rua Sapucaí,429, Belo Horizonte

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.