Expedição pelo Velhas mostra melhoria das águas

O encontro entre o rio das Velhas e o São Francisco em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, no Norte de Minas, marcou o final da Expedição pelo Rio das Velhas 2009, nesta sexta-feira (29). "Estamos iniciando hoje um momento novo para o Rio das Velhas e para o São Francisco. A expedição pode, hoje, comemorar a expressiva melhoria do Velhas após seis anos de trabalho", disse o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho. Ele enfatizou o êxito do trabalho da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) com o tratamento dos esgotos, o que vem contribuindo para a despoluição da bacia.

Por volta de duas horas da tarde, o barco a vapor Benjamim Guimarães chegou a Barra de Guaicuí, vindo de Pirapora. Quase uma hora depois, os três caiaqueiros Ronald de Carvalho Guerra, Rafael Guimarães Bernardes e Erick Wagner Sangiorgi chegaram cercados por barcos. O encontro foi testemunhado pela população, que da margem, acompanhava as manobras do vapor e a alegria dos expedicionários.

"A expedição marcou a revitalização. Significa a volta do peixe ao rio, significa o reencontro e o orgulho de um povo com o rio. Fortalece o sentimento de pertencimento a uma bacia. As pessoas estão se voltando para o rio", comemorou o coordenador da expedição e do Projeto Manuelzão, Marcus Vinicius Polignano.

O secretário comentou sobre os dois atuais focos de poluição: o lançamento de esgotos sem tratamento em Sabará e de Sete Lagoas. Na opinião dele, são os dois pontos de estrangulamento do Projeto Estruturador Meta 2010 - revitalização do Rio das Velhas em seu trecho metropolitano.

Presente no evento, Ronaldo Matias, gerente de Serviços e Tratamentos de Efluentes da Copasa e gerente Adjunto da Meta 2010, informou que a companhia já iniciou a interlocução com as duas prefeituras. "Depende da predisposição dos municípios para que esta negociação permita à Copasa assumir as concessões em Sabará e Sete Lagoas", afirmou Matias.

Apesar do clima de festa e a sensação de missão cumprida o processo de revitalização não se encerra. "O ano de 2010 é uma meta simbólica, não pode ser entendido como uma meta definitiva. Ela foi assumida com ousadia pelo Governo Estadual, mas recuperar e manter o rio limpo são tarefas permanentes", finalizou o secretário.

Melhorias comprovadas

A expedição 2009, promovida pelo Projeto Manuelzão da UFMG, com o apoio do Governo de Minas, discutiu os avanços e desafios da Meta 2010 tendo como referência a expedição realizada em 2003. "Todo esforço está sendo feito pelo Governo de Minas para o cumprimento da Meta 2010, razão pela qual estamos investindo mais de R$ 1 bilhão para que possamos nadar, navegar e pescar no rio das Velhas", afirmou o secretário.

Os sinais de melhoria foram comprovados pelos caiaqueiros que desceram os 804 quilômetros do rio das Velhas, desde Ouro Preto até Barra do Guaicuí, sem incidentes. A principal e mais visível melhoria da qualidade da água é a volta do peixe ao rio. "Desde o distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, até Funilândia, na Quinta do Sumidouro (Pedro Leopoldo), já tivemos notícia da volta de várias espécies de peixe ao rio. Em 2003 não havia peixe no rio, só tilápia. Hoje existem várias espécies de dourados e matrixãs", comemorou o caiaqueiro e secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Ronald Guerra.

Este resultado só foi possível com os significativos investimentos que permitiram elevar o volume de esgoto tratado pela Copasa, que passou de 41 milhões de m3 em 2003 para 85 milhões de m3 em 2008. A previsão é que até 2010 sejam tratados cerca de 127 milhões de m3 de esgoto com a intensificação das ações de coleta e tratamento de esgoto na Bacia do Velhas.

Entre 2004 e 2008, o Governo de Minas, por meio da Copasa, investiu R$ 570 milhões. Até 2010 serão mais R$ 760 milhões, totalizando cerca de R$ 1,3 bilhão investidos em 172 obras de infra-estrutura. Entre as principais ações estão a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e o desenvolvimento de programas como o caça-esgoto para ampliar a extensão das redes coletoras e implantar interceptores de esgoto, além da construção de Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) na Estação de Tratamento de Água ETA) de Bela Fama em Nova Lima.

Ouça também o áudio no Agência Minas