CGFAI fiscaliza extrações de areia na bacia do Rio das Velhas

CGFAI fiscaliza extração de areia nos municípios de Capim Branco, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano.

Começou nesta segunda-feira (18) a quarta ação de fiscalização integrada em Minas organizada pela Secretaria Executiva do Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI). O foco dos trabalhos é a verificação da atividade de extração de areia no vetor norte da Região Metropolitana Belo Horizonte (RMBH). Até o dia 20 já foram feitas cerca de 30 fiscalizações, 11 empreendimentos tiveram suas atividades suspensas. A operação termina nesta sexta-feira (22).

As nove equipes formadas por técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, todos órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), atuam na fiscalização nos municípios de Capim Branco, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, São José da Lapa e Vespasiano.

A coordenação da operação é da Gerência de Monitoramento e Fiscalização da Feam. Segundo o gerente, João Carlos Monteiro, na região, principalmente nos municípios de São José da Lapa, Confins, Pedro Leopoldo e Ribeirão das Neves, há uma grande concentração de empreendimentos de extração de areia. "As principais irregularidades encontradas são a falta de documentação, intervenção em áreas de preservação permanente (APP) e o assoreamento do rio", explica Monteiro.

Como o número de empreendimentos é grande, não serão todos fiscalizados nesta semana. Segundo o coordenador técnico da operação, as ações na região terão continuidade por meio da atuação da Polícia Militar de Meio Ambiente, braço importante na fiscalização ambiental do Estado.

A atividade de extração de areia deve ser licenciada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), com pedido feito junto ao órgão ambiental em uma das nove Superintendências de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) localizadas em todo o estado. A atividade necessita também de autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

CGFAI

A função do CGFAI é planejar de forma integrada a fiscalização ambiental em Minas. A execução das ações é coordenada pela Secretaria Executiva do CGFAI e pela Diretoria de Meio Ambiente e Transito (Dmat), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A Secretaria Executiva é parte do Sisema.

Criado em 2006, o Comitê foi regulamentado na sua forma atual pelo Decreto 44.470/08. A Secretaria Executiva fica a cargo de Paulo Teodoro de Carvalho. O presidente é o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, os demais membros são representantes do poder público, setor produtivo e Organizações Não Governamentais (ONGs).

De 2006 a 2008 já foram realizadas 24 grandes operações, envolvendo diversas tipologias, e ainda fiscalizações setoriais e atendimentos as demandas de responsabilidade do CGFAI.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no www.youtube.com\agenciaminasgerais.