Expedição pelo Velhas chega a Sabará

A participação dos municípios no esforço para a revitalização do rio das Velhas é uma das ações consideradas fundamentais para o cumprimento do Projeto Estruturador do Governo de Minas "Meta 2010". Essa mobilização pôde ser vista nessa quinta-feira (14), em Sabará, onde os navegadores da Expedição Velhas 2009 foram recepcionados pela comunidade, estudantes de escolas públicas e privadas, autoridades locais, governo e Projeto Manuelzão.

Os caiaqueiros foram recebidos com festa pela população e autoridades presentes, na confluência do córrego Caeté/Sabará com o rio das Velhas. "Em 2003 encontramos o rio muito mais poluído do que hoje. Desde o distrito de Honório Bicalho, em Nova Lima, até aqui tivemos notícia da volta do Dourado ao rio e isso é um grande avanço. A melhoria da água já pode ser vista", comemorou o caiaqueiro e secretário de Meio Ambiente de Ouro Preto, Ronald Guerra.

À noite, no Teatro Municipal de Sabará, os expedicionários foram recebidos pelo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, pela coordenadora do Projeto Estruturador Meta 2010, Myriam Mousinho, e pelo gerente adjunto do Projeto Estruturador e representante da Copasa Ronaldo Matias. "Quando falamos de água falamos da vida de forma concreta, porque é o bem mais precioso do planeta. Esse esforço e trabalho de parceria que está sendo feito não terá êxito se a sociedade não se envolver. Cada um precisa se tornar um defensor do rio", defendeu o secretário José Carlos Carvalho.

O principal objetivo da expedição, denominada "Encontros de um povo com sua bacia", é o de conscientizar a população para a preservação do rio e promover a integração da comunidade, sociedade civil organizada e poder público para o desafio de revitalizar o rio das Velhas. A viagem começou em Belo Horizonte no dia 08 de maio, com uma carreata rumo a Ouro Preto, município que abriga a nascente do rio. O encerramento está previsto para o dia 06 de junho, em Belo Horizonte.

Sabará - O município de Sabará está localizado a 19 km de Belo Horizonte e tem uma população aproximada de 120 mil habitantes. A cidade é contemplada com sistema público de coleta de esgotos sanitários, implantado e administrado pela Prefeitura, que são lançados "in natura" nos córregos da Ilha, Galego, rio Sabará, rio das Velhas e seus tributários.

O Governo de Minas, por meio da Copasa, elaborou um projeto executivo para o sistema de esgotamento sanitário de Sabará, que prevê a construção de rede coletora, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto. "A verba para a implantação desse sistema está plenamente garantida pelo Governo de Minas, caso a Prefeitura passe a concessão para a Copasa. Hoje estamos celebrando as conquistas e renovando o compromisso do estado para os desafios que ainda temos. O Governo oferece todo o apoio da Copasa à Prefeitura de Sabará para que o município trate 100% do esgoto coletado.", frisou o secretário José Carlos Carvalho.

O gerente adjunto da Meta 2010 e representante da Copasa, Ronaldo Matias, reforçou que a Companhia tem cerca de 90 milhões de reais para investir no município de Sabará, em cerca de 50 km2, com a implantação de redes coletoras de esgoto, interceptores, construção de quatro estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque, emissários e estação de tratamento.

O vice-prefeito de Sabará, Argerimo Ramos, disse que a Prefeitura está discutindo com a Copasa para que o esgoto coletado no município seja tratado. Segundo Ramos, a Prefeitura está em negociação com a Companhia. "Temos uma dívida com o município e com o rio e a atual administração está disposta a recuperar o rio", afirmou.

Escute também na notícia no Agência Minas

Veja també a notícia no Agência Minas