Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Centro Receptivo Turístico da Lapinha irá expor acervo de Peter Lund

PDFImprimirE-mail

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia lançou, nesta quarta-feira (13), o Centro Receptivo Turístico da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa.

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia lançou, nesta quarta-feira (13), o Centro Receptivo Turístico da Lapinha, no Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa. A estrutura de apoio ao turista será composta por uma área com condições museológicas adequadas para exposição das peças escavadas pelo dinamarquês Peter Lund. O pesquisador foi o primeiro paleontólogo no Brasil, responsável por fazer dessa região cárstica o berço mundial da ciência de ecologia vegetal e referência americana da arqueologia, paleontologia e espeleologia.

O Centro Receptivo Turístico, em uma parceria do Governo de Minas com o Governo da Dinamarca, reunirá o acervo paleontológico de Lund que se encontra hoje em Copenhague. A coleção permanecerá exposta aos visitantes no Centro, que será construído na entrada da Gruta da Lapinha, onde está localizado, atualmente, um estacionamento.

De acordo com o vice-governador, o Receptivo será um local apropriado para exposições, com museu climatizado, com todas as condições necessárias para receber peças de alto valor histórico. "Vamos ter aqui infraestrutura montada para dar conforto ao turista e, em especial, aos alunos das redes pública e privada, para conhecer a história da humanidade", afirmou.

Linha turística, científica e cultural

A região carste de Lagoa Santa, conhecida internacionalmente por sua riqueza científica, cultural e geomorfológica, levou o Governo mineiro a desenvolver o Projeto Linha Lund para sua preservação e para o desenvolvimento cultural da sociedade.  O Projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), cria um circuito turístico, formado principalmente pelas grutas Lapinha (Lagoa Santa), Rei do Mato (Sete Lagoas) e Maquiné (Cordisburgo). Para 2009, a previsão de investimento no projeto é de R$ 5 milhões.

"A Linha Lund significa uma âncora para o turismo. Vamos ter aqui em Minas Gerais, de maneira muito especial, possibilidade de o turista acoplar conhecimentos de natureza paleontológica, técnica e, ao mesmo tempo, ter o conhecimento das grutas, que são uma riqueza muito grande do nosso Estado", disse Anastasia.

Com percurso de 120 quilômetros, a Linha Lund está sendo proposta como forma de proteger esse verdadeiro santuário, o único no continente americano que reúne três áreas de pesquisa continuada: a paleontologia, a arqueologia e a espeleologia. Ainda fazem parte do circuito, as grutas Lapa do Baú, Lapa do Balé, Lapa Vermelha, o Parque do Sumidouro, com 1,3 mil hectares, o cemitério onde o paleontólogo dinamarquês Peter Lund foi enterrado, em Lagoa Santa.

Fonte: Vice-Governadoria de Minas Gerais

Clique aqui para notícia completa sobre o lançamento

Clique aqui para a notícia em video

Mais notícias de Minas Gerais no Agência Minas
Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900