Secretário de Meio Ambiente participa da Expedição Velhas 2009

Município da Região Metropolitana de Belo Horizonte é estratégico para a revitalização do rio.

Os navegadores da Expedição Velhas 2009 chegam no dia 14 de maio, às 16h, na ponte Caeté/Sabará, em Sabará, onde serão recepcionados pela população. Ás 19 horas, no Teatro de Sabará, acontece um debate com a presença do secretário Estadual de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho e a coordenadora do Projeto Estruturador Meta 2010 - revitalização do rio das Velhas em seu trecho metropolitano, Myriam Mousinho.

Sabará, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é estratégico para a despoluição da Bacia do Rio das Velhas. Junto a Sete Lagoas, Sabará é um dos dois municípios da bacia, no âmbito da Meta 2010, que ainda lança o esgoto doméstico sem tratamento na bacia.

O Governo de Minas, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), já elaborou o projeto executivo para Sabará de um sistema de esgotamento sanitário, que inclui construção de rede coletora, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto. Os recursos para elaboração desse trabalho são da Meta 2010 e foram de R$ 1 milhão. Para implantar o sistema a previsão é que serão necessários investimentos de R$ 86 milhões.

A Meta 2010 tem como objetivo melhorar as condições ambientais da bacia do rio das Velhas e suas sub-bacias dos rios Itabirito, até o Jequitibá, que recebe os esgotos de Sete Lagoas, além da bacia do rio Cipó e das nascentes do rio das Velhas, localizadas em Ouro Preto.

Atualmente o serviço de esgoto em Sabará é responsabilidade da prefeitura e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Obras. Aproximadamente 84% das residências são atendidas com coleta de esgoto, porém é lançado nos cursos d'água sem tratamento. São impactados o ribeirão Caeté/Sabará e seus tributários, como os córregos da Ilha e do Gaia, além do próprio Velhas e outros afluentes, como o córrego das Abóboras, do Galego, Calazans, Retiro, o ribeirão Arrudas e também o Malheiros, que é afluente do Onça.

O ribeirão do Arrudas, próximo de sua foz no rio das Velhas, em Sabará, foi considerado pelo Mapa da Qualidade das Águas, lançado em março deste ano, no 8º Fórum das Águas, como uma das piores águas do Estado. Durante o fórum, em solenidade no Palácio da Liberdade, 26 prefeitos de municípios que estão na Bacia do Velhas assinaram um documento, no qual se comprometeram a somar esforços e disponibilizar recursos para alcançar a Meta 2010: navegar, nadar e pescar na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Expedição Velhas 2009

O principal objetivo da segunda expedição realizada pela organização não-governamental Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é fortalecer, junto às comunidades, o sentimento de pertencer à bacia, além de promover o debate sobre os avanços e desafios da revitalização. De 8 de maio a 5 de junho, uma equipe de navegadores percorre o rio das Velhas, desde Ouro Preto até Barra do Guaicuy, onde o Velhas deságua no São Francisco.

Meta 2010

O processo de revitalização do Velhas teve início em 2003, ano em que o Projeto Manuelzão percorreu por água e por terra toda a calha do rio. A partir de observações feitas durante o trajeto - da nascente, em Ouro Preto, à foz, no encontro com o São Francisco - foram identificados os principais focos de degradação e as ações necessárias à sua reversão. Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo do Estado.

Fonte: Superintendência de Imprensa - Subsecom