Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Encontro discute gestão ambiental com participação da sociedade

PDFImprimirE-mail

O evento acontece na sede do Sisema, localizada à rua Espírito Santo, 495 – 4º andar, Centro.

A gestão participativa é a forma de exercer governança com a participação da sociedade civil organizada. Com base nesse conceito, o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) realiza, nesta quinta-feira (14), às 16h30, o Bate Papo no Sisema. Durante o evento, especialistas irão discutir a efetividade da gestão participativa e o papel dos conselheiros no Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).

De acordo com o diretor de Gestão Participativa do Sisema, Fernando Leite, está sendo feita, a cada quatro meses, a divulgação da participação dos integrantes dos Conselhos Estaduais de Política Ambiental e de Recursos Hídricos. "Percebemos que muitas instituições, que reivindicaram assento nos conselhos, nunca estiveram em uma reunião sequer. São pessoas que representam a sociedade, mas não comparecem na tomada de decisão", lamenta.

Para o diretor, o problema é cultural. "A gestão participativa não é devidamente apropriada pela sociedade. Muitas vezes, a sociedade nem sabe que está sendo representada por instituições que têm autonomia para tomar decisões", explica.

Leite afirma ainda que os conselheiros precisam estar preparados, inteirados sobre a legislação ambiental em vigor para poder avaliar os processos de licenciamento. "Mas o que vemos é que muitas instituições que têm representatividade nos conselhos não têm pessoal disponível para deixar por conta dessa atividade, que exige dedicação", lamenta.

A fim de debater o assunto, foram convidadas a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Gestão Participativa, Fátima Anastásia, a conselheira do Copam, Maria Dalce Ricas, o conselheiro do CERH, Carlos Alberto Santos Oliveira e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

Fonte: Ascom/ Sisema

Mais notícias de Minas Gerais no Agência Minas
Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

 

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900