Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Paisagens de Minas são escolhidas entre mais bonitas do país

PDFImprimirE-mail

Gruta de Maquiné e Serra da Canastra estão na lista dos 31 ambientes naturais recomendados para visitação.

Minas Gerais é berço de duas das 31 maravilhas naturais do Brasil, eleitas pela revista "Viagem e Turismo" e pelo "Guia Quatro Rodas", ambos da Editora Abril. Em meio a pontos turísticos de renome internacional, como o Pão de Açúcar, o Pantanal e a Floresta Amazônica, Maquiné se destaca como única gruta entre os ambientes naturais recomendados para visitação e a Serra da Canastra guarda a nascente de um dos rios mais importantes do país, o São Francisco.

Para o Gerente do Monumento Natural Estadual Peter Lund, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Mário Lúcio de Oliveira, esse tipo de iniciativa é interessante para os locais eleitos, já que estimula o turismo e ajuda a divulgá-los. "A sobrevivência do nosso trabalho depende disso, o turismo é essencial para manter nossa saúde financeira, é preciso divulgar, e assim a gruta se torna autossustentável", afirma. Oliveira acrescenta que um trabalho contínuo, como a participação em feiras e workshops, é realizado para a divulgação da Gruta.

O desenvolvimento do turismo local beneficia também as cidades da região, pois em Maquiné existem cerca de 50 empregos diretos, seja nos restaurantes ou nos stands de artesanato. "É um ciclo, pois muitos vêm e se hospedam em hotéis e pousadas da região. Todo mundo ganha", comemora Oliveira.

O banco de jurados na votação das 31 maravilhas do Brasil foi composto por escritores, artistas plásticos, diretores de cinema e atores, em um total de 30 pessoas. A eleição agora está em outra fase, no site da Revista Viagem e Turismo, o público pode escolher qual a maravilha mais bonita do Brasil.

Gruta de Maquiné

A Gruta sempre foi muito procurada por turistas. Somente em 2008, cerca de 46 mil pessoas visitaram Maquiné. Desde 1967, o Governo do Estado investiu na implantação da infra-estrutura, existente até hoje, de forma a proporcionar conforto aos visitantes. Considerada o berço da paleontologia brasileira, a Gruta do Maquiné foi descoberta, em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, mas explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, nove anos depois.

Com aproximadamente 650 metros de galerias e salões, a Gruta foi descrita de maneira peculiar por Guimarães Rosa. "inesperadamente grande, com seus sete salões encobertos, diversos, seus enfeites de tantas cores e tantos formatos de sonho, rebrilhando risos de luz - ali dentro a gente se esquecia numa admiração esquisita, mais forte que o juízo de cada um, com mais glória resplandecente do que uma festa, do que uma igreja", escreveu o autor sobre esse patrimônio de sua terra.

Boa parte dos salões e galerias de Maquiné são abertos à visitação pública, com exceção daqueles que apresentam algum tipo de dificuldade como teto baixo, pontos muito altos e locais de difícil acesso.

Serra da Canastra

A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange seis municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e que tem a portaria principal a 8 km de São Roque de Minas. Dentro do Parque Nacional, estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do "velho Chico".

Fonte: Ascom/ Sisema

Mais notícias de Minas Gerais no Agência Minas
Acompanhe também no www.youtube.com/agenciaminasgerais

SEMAD|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900