Caminhada em Ouro Preto marca início da Expedição pelo Velhas

Os caiaqueiros da Expedição pelo Velhas 2009 observaram que as águas já se apresentavam mais limpas em relação a primeira expedição em 2003.

A Expedição pelo Velhas 2009, organizado pelo Projeto Manuelzão, teve início neste final de semana em Ouro Preto . A coordenadora do Projeto Estruturador Meta 2010 – Revitalização da Bacia do Rio das Velhas, Myriam Mousinho participou das atividades, que incluiu caminhada, palestras e ações culturais.

A caminhada aconteceu neste domingo (10/05), após missa festiva no Parque Municipal das Andorinhas. Os participantes percorreram 16 quilômetros do parque ao distrito de São Bartolomeu.

Em São Bartolomeu, os caiaqueiros da Expedição pelo Velhas 2009 observaram que as águas já se apresentavam mais limpas em relação a primeira expedição em 2003. “Eu participei da expedição em 2003 e fiquei impressionado com a melhoria. A população do entorno do rio está mais conscientizada e dessa vez não encontramos lixo no rio”, informou Rafael Bernardes.

A boa notícia é resultado da implantação, em 2008, de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com recursos do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (FHIDRO) no distrito. São Bartolomeu é o primeiro povoado às margens do Rio das Velhas.

As atividades contaram com a presença do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Osvaldo, do secretário Municipal de Meio Ambiente de Ouro Preto, Ronald de Carvalho Guerra, que também integra a equipe que percorrerá a calha do rio até sua foz no São Francisco.

Gestão ambiental

No sábado (09/05), Myriam Mousinho falou à comunidade do Morro de São Sebastião, bairro de Ouro Preto, sobre a postura do Governo de Minas que adotou o projeto de revitalização do Velhas, proposta pelo Projeto Manuelzão, como um projetos estruturadores do governo estadual. Ela salientou que a Meta 2010 é gerenciada de forma integrada pelo governo e pelas instituições que dela participam na avaliação e definição de estratégias. “Este processo está inovando o conceito do governo na gestão ambiental de bacias hidrográficas”, afirma

O processo de revitalização do Velhas teve início em 2003, ano em que a organização não-governamental Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), percorreu por água e por terra toda a calha do rio. A partir de observações feitas durante o trajeto de 804 quilômetros - da nascente, em Ouro Preto, à foz, no encontro com o São Francisco - foram identificados os principais focos de degradação e as ações necessárias à sua reversão.  Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo do Estado.

Área de preservação

O Parque Municipal Cachoeira das Andorinhas foi criado para preservar a nascente do Rio das Velhas, principal afluente do rio São Francisco e também principal fonte de abastecimento de água da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O parque está localizado no entorno de Ouro Preto, possui cachoeiras, entre as quais a mais conhecida dá nome à unidade de conservação. Com 314 hectares e altitude de 1300 metros, está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Cachoeira das Andorinhas, com área total de 18.700 hectares. No interior da APA está localizada outra área de preservação: a Floresta Estadual do Uaimii.

Fonte: Subsecretária de Comunicação