Sisema participa da expedição pelo Rio das Velhas

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) participa da Expedição pelo Velhas 2009 "Encontros de um povo com sua bacia", que começa nesta sexta-feira (08) em Belo Horizonte. A solenidade de abertura será às 17h, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida da inauguração da exposição "Promoção de Saúde e Meio Ambiente". O evento contará com a participação do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

De 08 de maio a 06 de junho, diversas atividades como caminhadas, feiras de artesanato, navegação com caiaques pelo rio, festivais de cultura com oficinas, apresentações, palestras e debates acontecem de Ouro Preto à Varzea da Palma, uma oportunidade para que a população discuta e proponha ações para os problemas que ainda existem na bacia. Ao longo do trajeto será criada uma agenda temática tendo em vista as características de cada sub-bacia.

Durante a expedição, a Diretoria de Extensão e Educação Ambiental do Sisema preparou atividades voltadas para a população. No próximo sábado (08), em Ouro Preto, acontecerá a Oficina Holística de Educação Ambiental. De acordo com Ricardo Cottini, responsável pela ação, o objetivo é trabalhar a ecologia humana por meio de atividades de relaxamento e exercícios de respiração. "Nossa meta é fazer as pessoas se perceberem como seres humanos integrados ao meio ambiente", explica.

Na próxima quinta-feira (14), em Raposos, será realizada a Oficina de Percepção Ambiental. "Nessa atividade, pedimos para as pessoas desenharem, colocarem no papel a forma como enxergam o lugar onde moram", afirma Cottini. Já nos dias 30 e 31 de maio, a diretora da Deduc, Ana Luiza Dolabela Amorin Mazzini, dará palestras sobre educação ambiental e consumo consciente e falará sobre seu livro "Nosso Lixo de Cada Dia: Desafios e Oportunidades".

A coordenadora-executiva da Meta 2010, Myriam Mousinho, será palestrante em vários eventos da expedição. No dia 09, às 10h, em Ouro Preto, quando será abordado o tema "Atitudes individuais", a coordenadora falará sobre a importância do envolvimento da população na preservação de nascentes para a preservação de rios. No dia 15, a palestra será em Sabará, sobre a importância de investimentos em sistemas de tratamento de esgoto.

No dia 18, a expedição segue para o Parque Estadual do Sumidouro, no Ribeirão da Mata. Na palestra marcada para às 10h no Salão Paroquial da igreja de Quinta de Sumidouro, serão abordados a importância das Unidades de Conservação no contexto no vetor norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No dia 20, o encontro será em Sete Lagoas, e debaterá a Recuperação ambiental da bacia do Ribeirão Jequitibá. Também no dia 18 acontecerá um evento de apresentação das intervenções do estado na estruturação do parque do Sumidouro.

Dos dias 22 a 31, Myriam Mousinho irá acompanhar a expedição durante suas atividades no baixo Rio das Velhas. No distrito de Barra do Guaicuy, que pertence a Várzea da Palma, acontecerá no dia 29 de maio um ato simbólico com a presença de diversas autoridades. O local representa um importante marco para o Projeto Estruturador "Meta 2010", pois é nessa localidade que o Rio das Velhas deságua no Rio São Francisco.

No dia 05 de junho, em Belo Horizonte, acontece encerramento do FestiVelhas e a abertura da Semana de Meio Ambiente com participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e de representantes do Sisema .

A expedição pelo Velhas 2009 pretende compartilhar com as comunidades envolvidas os avanços da revitalização do Rio das Velhas, identificando os problemas, promovendo debates e encontros culturais, resgatando a história e a cultura da bacia e propagando o processo de mudança de mentalidade da população que vive no entorno do rio. Com um forte componente cultural, a expedição deste ano objetiva consolidar o sentimento de pertencimento à bacia do rio das Velhas, divulgar e integrar a diversidade sociocultural, consolidar os avanços e os desafios da meta 2010 e integrar pesquisa, mobilização social, educação e transformação cultural, além de consolidar a articulação político institucional para a meta 2010.

"Esse é um  momento de contato direto com a comunidade para apresentar os resultados já alcançados com as intervenções em curso no Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas. O envolvimento da comunidade e das administrações locais é essencial para o alcance da Meta 2010", destaca Myriam.

Ascom/ Sisema