Sisema promove auditoria nas Suprams

Sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado, Sisema avalia se as ações das Superintendencias Regionais de Meio Ambiente foram implementadas conforme os objetivos estabelecidos.

Com o objetivo de gerenciar o desempenho das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), sob a coordenação da Auditoria Geral do Estado (AUGE), está analisando os controles internos e os registros dos processos de regularização ambiental de suas nove regionais.

A proposta é avaliar a eficácia das Suprams no que tange ao fluxo interno da regularização ambiental e identificar possíveis inconformidades. Para as inconformidades constatadas são feitas recomendações que serão discutidas e efetivadas pela Supram auditada. A equipe de auditoria responsável pela análise também acompanha o cumprimento das recomendações estabelecidas.

Formada por funcionários do Sisema, a equipe de auditoria verifica os dados de processos de licenciamento e de Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) analisados pelas Suprams e pelos gestores dos processos e disponibilizados Sistema de Informações Ambientais (Siam) e faz o confronto entre esses dados. Auditoria é complementada com o trabalho in loco e envolve, ainda, entrevistas com os gestores dos processos de licenciamento nas Suprams.

As auditorias começaram em junho de 2008 e já foram realizadas nas Suprams Central, Sul e Zona da Mata e está em andamento no Alto São Francisco. A previsão é de que os trabalhos finalizem em novembro de 2009, contemplando as regionais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Leste, Norte, Noroeste e Jequitinhonha.

Auditoria

Auditoria consiste em uma análise cuidadosa e sistemática, um conjunto de procedimentos cujo objetivo é averiguar se determinada instituição está de acordo com as disposições planejadas e estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão em conformidade à consecução dos objetivos.

Fonte: Ascom/ Sisema