Bacia do rio das Velhas terá Sistema de Alerta de Enchentes

A meta é implantar o sistema até 2011, por meio de parceria com outras instituições públicas e privadas

Com o objetivo de implantar o Sistema de Alerta de Enchentes na bacia do rio das Velhas, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) realizará no dia 13 de abril, às 13h30, a oficina “Rede Hidrometeorológica e Prevenção de Inundações na Bacia do Rio das Velhas”. A atividade acontecerá no auditório da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel) - av. do Contorno, 6664, Santo Antônio. Podem participar gestores ambientais, pesquisadores e demais interessados no tema.

Na oficina, o Igam, a Copasa, a Cemig e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) irão apresentar um panorama dos trabalhos desenvolvidos por estas instituições e que possam contribuir com a estruturação de uma rede de monitoramento integrada. “No primeiro momento, será feito um levantamento das estações pluviométricas e fluviométricas instaladas na região, das entidades que as operam e de projetos na área”, explica o analista ambiental do Igam, Arthur Paiva.

A Prefeitura de Belo Horozinte também participará da atividade apresentando o projeto de monitoramento de enchentes que o município está elaborando por meio do programa Drenurbs. “Belo Horizonte está inserida na bacia do rio das Velhas e a integração dos dados que este projeto vai gerar será estratégico para complementar o trabalho do Instituto”, explica Arthur Paiva. Participam, ainda, da atividade, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e a Universidade Federal de Minas Gerais.

Segundo Paiva, após o mapeamento das estações será formado um grupo de trabalho com representantes de instituições parceiras para viabilizar a criação da rede integrada de monitoramento de enchentes e para otimizar a instalação de novas estações.

Monitoramento

O Igam  monitora o tempo, o clima e o comportamento dos cursos de água em todo o Estado desde 1998. Para isso, o Instituto opera 29 plataformas de coletas de dados hidrometeorológicos, com sensores de leitura dos níveis dos rios, e 11 plataformas de coletas de dados meteorológicos. ”O Igam tem o projeto de implantar quatro novas plataformas de coleta de dados hidrometeorológicos automáticas na bacia do rio das Velhas”, informa a diretora de Monitoramento e Fiscaliazação do Igam, Marília Melo.

De acordo com a diretora, o Sistema de Alerta de Enchente está instalado nas bacias do rio Doce, na região Leste, e nas bacias dos rios Sapucaí e Verde, no Sul de Minas. Nessas bacias, o Igam faz um monitoramento ampliado e os dados hidrometeorológicos são analisados e repassados diariamente às Defesas Civis Municipais das cidades atendidas. Em caso de risco, são emitidos alertas de enchentes.  “O Sistema busca identificar os riscos de ocorrência de inundações no Estado e minimizar as perdas humanas e danos materiais causados pelas cheias”, explica Marilia Melo.

No período chuvoso, de outubro a março, a equipe do programa trabalha 24 horas, 7 dias por semana. Os interessados podem acompanhar o monitoramento pelo site www.igam.mg.gov.br, clicando no menu ‘Tempo e Clima’, ou pelo telefone 0800-283-5898.