Sisema elabora relatório de sustentabilidade inédito na América Latina

Um relatório anual de sustentabilidade, nunca antes desenvolvido em órgãos públicos da América Latina, está sendo elaborado no Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema). A ação pioneira tem como objetivo implantar um sistema de avaliação e divulgação contínua das ações dos órgãos que compõem o Sisema, levando em consideração a concepção de sustentabilidade nos aspectos econômico, social e ambiental.

Fazem parte do Sistema a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (DMAT-PMMG). Segundo o subsecretário de Inovação e Logística do Sisema, Thiago Grego, o objetivo do relatório, dentre outros, é  propiciar aos dirigentes e servidores da Semad, Feam, IEF, Igam e DMAT-PMMG, bem como aos demais atores do processo ambiental, um espaço coletivo de reflexão, construção de conhecimentos, políticas e ações conjuntas e sistêmicas.

"Com a implementação do Relatório Anual de Sustentabilidade será possível adotar uma metodologia de avaliação contínua do grau de sustentabilidade e efetividade das políticas públicas dos órgãos ambientais em Minas Gerais, de seu processo de gestão e de seus resultados finalísticos", esclarece Grego.

Ele garante, ainda, que o pioneirismo, no que tange à elaboração do Relatório de Sustentabilidade, por parte de órgãos públicos na América Latina, é um grande desafio. "Seu caráter inovador no setor público pode tornar os órgãos que compõem o sistema ambiental de Minas Gerais exemplo para os demais órgãos públicos no país", comenta.

De acordo com a assessora da Subsecretaria de Inovação e Logísitica do Sisema, e coordenadora do projeto, Renata Meirelles, o relatório é uma ferramenta inovadora de gestão. "Temos como meta divulgar, efetivamente, todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Sisema e propor melhorias em conjunto com todos os atores ambientais", explica.

O relatório terá como base as diretrizes da Global Reporting initiative (GRI), uma instituição internacional independente que desenvolveu o padrão de relatórios de sustentabilidade consagrado mundialmente. Com sede em Amsterdã, na Holanda, a GRI conta com representantes de organismos internacionais de cerca de 50 países. No mundo, 1,5 mil empresas publicam seu relatório seguindo o padrão da GRI.

"Já estamos contratando uma empresa de consultoria especializada na elaboração de relatórios no modelo GRI. Enquanto isso, um grupo de trabalho, formado por servidores do Sisema, vem levantando dados relevantes que serão usados pelos consultores", afirma Renata.

Segundo a coordenadora, a perspectiva é que até junho deste ano seja lançado o relatório de sustentabilidade de 2008 e que o de 2009 esteja pronto no início do próximo ano. "A princípio, o relatório será feito com base em alguns indicadores propostos pela GRI. Depois, as informações serão alimentadas anualmente", esclarece.

Fonte: Ascom/ Sisema

Para mais notícias acesse o Agência Minas