Convênio investe no Vale do Jequitinhonha e no Norte do Estado

Semad assinou convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre o Governo de Minas  e a Organização não-Governamental (ONG) Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais.

Foi assinado, nesta quinta-feira (02), o convênio de Cooperação Técnica e Financeira entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Organização não-Governamental (ONG) Cáritas Brasileira - Regional Minas Gerais, que prevê investimentos de R$ 4,9 milhões em municípios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

A cooperação tem como objetivos a construção de 2 mil cisternas para a captação de água da chuva em 31 municípios e a capacitação das comunidades locais para o gerenciamento adequado dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas sustentáveis.

O convênio visa, ainda, envolver as famílias no processo de construção das cisternas bem como discutir com a comunidade a implementação de políticas públicas voltadas para a ampliação da oferta de água, racionalização do uso de recursos hídricos e o fortalecimento dos sistemas de produção.

Dos R$ 4,9 milhões investidos no Projeto, 90% são do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) e 10% de contrapartida da Cáritas com benefícios para cerca de 2 mil famílias.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,José Carlos Carvalho, destacou que os sistemas tradicionais de abastecimento de água não conseguem atingir as comunidades dispersas no interior do semi-árido mineiro, especialmente aquelas com população inferior a 200 habitantes. "Os projetos contemplados pelo Fhidro irão preencher essa lacuna. Através de aplicação de tecnologias de baixo custo estamos começando a enfrentar um problema secular", afirmou.

Fonte: Ascom/ Sisema