Obras de pavimentação facilitam acesso ao Parque Estadual do Rio Doce

Evento que consolidará a execução das obras acontece nesta quarta (04), com a presença de autoridades locais e estaduais.

O acesso ao Parque Estadual do Rio Doce (PERD) ficará, em breve, mais fácil e seguro. Em solenidade marcada para esta quarta-feira (04), às 11h, no auditório Borun do Wato, localizado dentro da unidade de conservação, será assinada a ordem de serviço que dará início às obras de pavimentação do trecho entre a cidade de Marliéria e o PERD, na estrada Parque Dom Helvécio.

A pavimentação da estrada é uma iniciativa do Instituto Estadual de Florestas (IEF) em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), por meio do Programa de Pavimentação de Ligações aos Municípios, o ProAcesso. O turismólogo do PERD, Vinícius Assis Moreira, avalia que obra vai desenvolver e aumentar o potencial econômico e turístico das cidades ao redor do Parque. “A unidade de conservação atrai turistas de todos os lugares e aqueles que tinham dificuldade de chegar terão mais acessibilidade”, completa.

Com a pavimentação, será possível ir ao parque passando pelos municípios de Jaguaraçu e Marliéria. O caminho facilitará o acesso ao Pico Jacroá, onde há 12 anos foi construído um mirante que torna possível avistar grande parte da maior reserva contínua da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro.

De acordo com a SETOP, o acesso ao PERD prevê um investimento aproximado de R$ 17 milhões. Serão pavimentados 15,9 quilômetros, que vão desde a portaria do Parque até a Lagoa Dom Helvécio. Além disso, serão construídas duas pontes, uma sobre o Córrego Conceição, nas dimensões 25,0 x 8,8 metros e a segunda sobre o Rio Turvo, nas dimensões 22,0m x 8,8m, na rodovia municipal MG-760, que atualmente é o principal acesso ao parque.

O evento de assinatura contará com a participação do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho; o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman; subsecretário de Obras Públicas, Paulo Avelar; diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), José Elcio Montese; e os prefeitos de Marliéria, Valdemar Nunes de Souza, e de Timóteo, Geraldo Hilário Torres, entre outras autoridades.

A Unidade de Conservação - O Parque Estadual do Rio Doce está situado na porção sudoeste do Estado, a 248 km de Belo Horizonte, na região do Vale do Aço, inserido nos municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo.  O Parque possui uma completa infra-estrutura para atendimento a turistas e pesquisadores, com estacionamento, área de camping, vestiários, restaurante, anfiteatro, Centro de Visitantes, Centro de Pesquisas, Viveiro, posto de Polícia de Meio Ambiente, churrasqueiras, mirante, trilhas para caminhadas monitoradas e atividades de pesca controlada.

Foi a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais. Em sua área é possível encontrar espécies da avifauna como o beija-flor besourinho, chauá, jacu-açu, saíra, anumará, entre outros. Animais conhecidos da fauna brasileira também são freqüentes no Parque. Além disso, com o objetivo de aproveitar a riqueza da flora, de forma sustentável, o parque possui um herbário, que possibilita a identificação de espécies.

Fonte: Ascom/ Sisema