Sisema visita os municípios da Meta 2010

Nesta visita, os técnicos do Sisema levantarão informações sobre o sistema municipal de gestão ambiental, a gestão de resíduos sólidos urbanos,  tratamento de esgoto, drenagem e urbanização de fundos de vales.

Nesta quarta-feira (18/02), às 15 horas, o Diretor de Articulação Institucional da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Renato Quintino dos Santos, visita o prefeito de Nova Lima, Carlos Roberto Rodrigues, para convidá-lo a participar da reunião dos 25 prefeitos dos municípios inseridos na Bacia do Velhas, no trecho da Meta 2010, que ocorrerá na última semana de março. Na quarta-feira (18/02), às 10 horas, o diretor visita o prefeito de Rio Acima, Raimundo Cirilo da Silva.

O diagnóstico irá subsidiar os projetos do Governo do Estado que visam à recuperação da qualidade das águas do rio das Velhas. O envolvimento dos municípios da Meta 2010 é crucial para a melhoria da qualidade ambiental da bacia do Rio das Velhas.

Meta 2010

"Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2010". Este foi o desafio assumido em 2004 pelo Governo de Minas e firmado entre órgãos governamentais, usuários de água da bacia do rio das Velhas e sociedade civil organizada. Para realizá-lo, os investimentos do Governo de Minas no período de 2004 até 2011, são de R$ 1, 3 bilhão.

A Meta 2010 tem como objetivo revitalizar a região mais poluída da bacia do rio das Velhas, que compreende a foz do rio Itabirito até o ribeirão Jequitibá. O processo de revitalização do Velhas teve início em 2003, ano em que a organização não-governamental Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), percorreu por água e por terra todo o trecho do rio.

A partir de observações feitas durante o trajeto de 804 quilômetros - da nascente, em Ouro Preto, à foz, no encontro com o São Francisco - foram identificados os principais focos de degradação e as ações necessárias à sua reversão.  Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo do Estado.

Fonte: Secom/ Setuc/ Ascom Sisema