Igam recebe prêmio Top of Quality Ambiental - 2008

Ações do Instituto Mineiro de Gestão das Águas para a conservação e recuperação dos recursos hídricos do Estado ganham o reconhecimento de uma das principais premiações em qualidade ambiental internacional.

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) irá receber no dia 20 de dezembro, em São Paulo, o prêmio ‘Top of Quality Ambiental - 2008', uma das principais homenagens em qualidade ambiental internacional. O Instituto será homenageado pelos avanços alcançados na gestão das águas em Minas. A sessão solene será realizada às 20h00, no Esporte Clube Sírio (Av. Indianópolis, 1.192, Planalto Paulista) pela Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB).

Na solenidade, o Igam irá receber a estatueta ‘Vitória Alada', que representa o símbolo internacional de qualidade e eficiência, e um Certificado Artesanal, além do direito ao uso do selo "Prêmio Top of Quality Ambiental" em seus produtos, serviços e ações de divulgação.

Nesta edição, o Igam será a única instituição mineira a receber o prêmio ambiental. Cerca de 50 organizações e profissionais liberais de todo o Brasil serão também homenageados.  "Esta premiação reflete o reconhecimento da sociedade aos trabalhos desenvolvidos pelo Igam, de acordo com a política hidro-ambiental do governo de Minas. A Diretoria do Instituto agradece o apoio governamental e parabeniza todos os seus funcionários, que são os verdadeiros responsáveis por este sucesso", afirma o vice-diretor-geral do Instituto, Geraldo José dos Santos.

Para selecionar as instituições, a OPB realiza pesquisa junto às associações e entidades de classe, auditorias independentes, institutos certificadores, consultores ambientais, organizações não governamentais, além de órgãos de governo, secretarias estaduais e municipais.

O prêmio ‘Top of Quality Ambiental' foi instituído no Brasil em 1997 com o objetivo de reconhecer e incentivar as iniciativas de organizações públicas e privadas na área ambiental, bem como o cumprimento da legislação ambiental pelas empresas.

Gestão das Águas em Minas

Em 2008, o Igam investiu cerca de R$ 6 milhões em elaboração de planos de recursos hídricos, cadastro de usuários, ampliação da rede de monitoramento da qualidade das águas e na criação e fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica. No total, são 34 Comitês criados, sete planos diretores de recursos hídricos concluídos, 14 em execução e seis em fase de contratação. O Igam também iniciou a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que irá estabelecer diretrizes, metas e programas para o gerenciamento das águas em Minas.

O monitoramento da qualidade das águas superficiais em Minas já abrange 98% da área estadual e foram implantados este ano 43 novos pontos de amostragens de água subterrânea. Outra ação destaque do Instituto é a Campanha de Regularização do Uso de Recursos Hídricos, que se iniciou em agosto de 2007, e conta com aproximadamente 180 mil registros de usos da água.