Consulta pública discute gestão das águas em Belo Horizonte

Representantes de comitês de bacia, de instituições púbicas e privadas e a comunidade discutem na quarta-feira (10), na capital mineira, Plano Estadual de Recursos Hídricos

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) encerra na próxima quarta-feira (10), em Belo Horizonte, a primeira série de reuniões públicas do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). O encontro acontecerá às 13h00, no hotel Dayrell (rua Espírito Santo, 901, Centro). O objetivo é apresentar e discutir com a sociedade mineira os principais desafios ambientais e ações estratégicas para a gestão das águas em Minas.

Durante a consulta pública, os participantes irão conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido para estabelecer diretrizes, metas e programas para o gerenciamento das águas no Estado, além de esclarecer dúvidas e contribuir com sugestões. "A ampla participação da sociedade é importante uma vez que o processo é participativo e as críticas e as propostas serão fundamentais para complementar nosso trabalho", explica a gerente de Planejamento de Recursos Hídricos do Igam, Célia Fróes.

A primeira etapa de reuniões teve início no dia 18 de novembro, em Uberlândia, e já aconteceram encontros em oito regiões de Minas. No primeiro semestre de 2009 será realizada a segunda fase de consultas, quando serão discutidas as propostas de diretrizes e programas do Plano e o planejamento estratégico. A última rodada das reuniões acontece no segundo semestre de 2009, quando será apresentada a versão consolidada do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

PERH - O Plano visa assegurar os usos múltiplos da água, a conservação, a proteção e a recuperação das bacias hidrográficas, subsidiar a tomada de decisões dos membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A elaboração do documento terá um investimento de cerca de R$ 3 milhões e a previsão de conclusão é dezembro de 2009.

Velhas - Belo Horizonte está situada na bacia hidrográfica do rio das Velhas, que possui uma área de 29.173 km2, abriga 51 municípios e uma população de aproximadamente 4,5 milhões de habitantes.

Para revitalizar o rio, o Comitê da Bacia do Rio das Velhas e o Projeto Manuelzão lançaram em 2004 a ‘Meta 2010’, ação que passou a ser, em 2007, um dos projetos estruturadores do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Somente para este Projeto, os investimentos previstos pelo governo do Estado até 2010 são da ordem de R$ 1,2 bilhão.