Sisema realiza Seminários de Avaliação do Projeto Desafios ao Desperdício

Eventos acontecem na região noroeste de Minas e expectativa é que cerca de 600 pessoas participem dos encontros.

Com o objetivo de analisar as propostas elaboradas pela Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (Deduc) junto a cada município participante do Projeto Desafios ao Desperdício, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) promove os Seminários de Avaliação do Projeto Desafios ao Desperdício. No dia 1º de dezembro, a proposta do projeto analisada será "Comunidade Participando, João Pinheiro Transformando", em João Pinheiro. No dia 03, em Paracatu, a proposta "Paracatu em ação, desperdício não!" será discutida e, para finalizar a programação, no dia 04 acontece o seminário "Unaí: Comunidade Consciente Cuida do Meio Ambiente", no município que dá nome ao projeto.

As cidades de João Pinheiro, Paracatu e Unaí foram escolhidas para participarem do Projeto por não apresentarem Programas de Educação Ambiental voltados ao princípio dos 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), de acordo com o plano diretor do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, além de serem os municípios mais populosos e numerosos do noroeste de Minas. "Essas cidades serão referência para o restante dos municípios na região", explica o analista ambiental do Sisema e membro da coordenação técnica do Projeto, Leonardo Fittipaldi Torga.

Segundo Leonardo, durante o evento serão formados grupos de trabalho para debates, análises, criticas e sugestões. "Em 2009, será realizada pelo Sisema uma avaliação interna dos resultados alcançados nestas discussões. Posteriormente, uma empresa de consultoria será contratada para implantar as ações sugeridas, que serão finalizadas em meados de 2010", afirma.

Desafios ao Desperdício - Parte do Programa "Educação Ambiental para Sustentabilidade na Sub-Bacia do Rio Paracatu", o Projeto Desafios ao Desperdício tem o objetivo de mobilizar a população da região noroeste do Estado por meio da educação ambiental. O projeto para a busca da melhoria da qualidade de vida, a redução do desperdício e tem enfoque na recuperação e preservação dos recursos naturais, sociais e econômicos.

Ascom / Sisema