Seminário mobiliza atores sociais em prol da revitalização do Rio das Velhas

12º dos 16 seminários regionais previstos para 2008 acontece esta semana em Vespasiano.

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Diretoria de Extensão e Educação Ambiental (Deduc) e em parceria como o Projeto Manuelzão e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), realiza na próxima sexta-feira (10/10) o 12º Seminário "Meta 2010 - Sub-bacia do Ribeirão da Mata". O encontro acontece em Vespasiano, no Teatro Municipal Palácio das Artes (rua Francisco Lima s/nº, Centro), das 8h30 às 17h00. Até o final de 2008 estão programados mais quatro seminários.

Previstos no Plano de Educação do Projeto Estruturador "Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010", os seminários têm como principal objetivo divulgar e mobilizar a sociedade civil, a esfera pública e a iniciativa privada no que se refere às intervenções de saneamento propostas pelo poder público, procurando gerar ações pró-ativas da sociedade. "Procuramos informar as comunidades sobre as intervenções realizados nos locais onde vivem, além de propor ações individuais, salientado o papel de cada um na revitalização do rio", ressalta Cíntia Palhares, técnica da equipe de extensão e educação ambiental do Sisema.

Durante os encontros são debatidos os temas "Crise ambiental e gestão das águas - construção da Meta 2010", "Plano de ação de Revitalização do Rio das Velhas", "Projetos e intervenções locais nas sub-bacias envolvidas" e "Participação e Educação Ambiental para a Meta 2010". Também são formados grupos de trabalho com o objetivo de elaborar e propor ações que envolvam os diversos segmentos e setores nas ações para a revitalização do Rio das Velhas. Após cada seminário, as propostas dos grupos são encaminhadas para a coordenação do Projeto Estruturador.

As inscrições para o Seminário "Meta 2010 - Sub-bacia do Ribeirão da Mata" são gratuitas e podem ser feitas até dia 09, quinta-feira, pelo e-mail meta2010@manuelzão.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409.9810 / 3409.9817.

Importância estratégica - A bacia do Rio das Velhas ocupa 5% do território estadual e 4,8 milhões de pessoas moram no seu território de abrangência. O envolvimento de toda a sociedade é visto como fundamental para o sucesso do Projeto. "É importante que as pessoas entendam que fazem parte da bacia e internalizem esse conhecimento", afirma Myriam Mousinho, coordenadora do Projeto Meta 2010 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Em 2008 já foram realizados também três cursos direcionados para professores das redes Municipal, Estadual e Privada de ensino das bacias envolvidas na Meta 2010. Essas atividades têm como foco envolver os professores em reflexões sobre a situação das bacias, seja do ponto de vista ambiental, econômico e social, propiciando estímulo para a revisão de hábitos e posturas e formando multiplicadores para a concretização do Programa.

No curso para os docentes são oferecidas palestras sobre a Meta 2010 e distribuído material como cartilhas, revistas do Projeto Manuelzão e o livro do Programa de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais. Os professores são orientados para a correta utilização dos materiais em sala de aula e a interação do sistema educacional com as intervenções de saneamento que abrangem a região onde cada escola atua.

Meta 2010 - Navegar, pescar e nadar no rio das Velhas em sua passagem pela Região Metropolitana de Belo Horizonte em 2010. Este foi o desafio assumido em 2004 pelo governo de Minas e firmado entre atores governamentais, usuários de água da bacia do rio das Velhas e sociedade civil organizada. Em 2007, a Meta 2010 passou a ser um dos 57 Projetos Estruturadores do governo do Estado.

O principal objetivo da Meta 2010 é a melhoria da qualidade das águas possibilitando seu enquadramento em Classe II, o que significa que a água poderá ser destinada ao abastecimento doméstico, após tratamento convencional, para atividades de lazer (natação, esqui aquático e mergulho), para irrigação de hortaliças e plantas frutíferas e criação de peixes (aqüicultura).