Minas comemora Semana Florestal e dá boas vindas à primavera

Abertura oficial da Semana teve a participação de autoridades e artistas.

Autoridades políticas, ambientalistas, personalidades e representantes da comunidade participaram nesta segunda-feira (22/09) da solenidade de abertura da Semana Florestal de 2008 de Minas Gerais, realizada no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, uma das mais importantes áreas verdes do Estado, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o tema ‘Plante para o futuro', a Semana celebra em todo o Estado, entre os dias 21 e 26, o início da primavera e, principalmente, do Dia da Árvore (21/09).

Segundo o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcante, "a celebração da Semana Florestal também é a comemoração da chegada a campo de milhões de mudas produzidas nos viveiros do Instituto, da redução do desmatamento em cerca de 30% nos últimos dois anos de trabalho". Candeias afirmou que, embora não sejam ideais, os dados indicam que o caminho trilhado é o correto. Ele ressaltou, ainda, as metas arrojadas estabelecidas pelo Estado para os próximos anos. "Entre 2008 e 2009, pretendemos recompor 17 mil hectares de matas nativas e, em 2010, 33 mil hectares. Anteriormente, a nossa meta era de 3 mil hectares anuais", comparou.

O diretor-geral do IEF também entregou os Diplomas de Mérito Florestal às quatro pessoas e instituições que trabalham na proteção e desenvolvimento florestal em Minas. Este ano, foi agraciado na categoria de produtor rural o maior produtor de cedro do país, Ricardo Steinmetz Vilela, também fundador da Associação dos Produtores Florestais do Sudoeste de Minas Gerais; na categoria acadêmica, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Benedito Rocha Vital, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologia na utilização dos produtos florestais no Brasil; na área técnica, o Superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Alison José Coutinho; e no setor empresarial, o diretor da empresa Soluções Florestais, José Dioclécio Santana. A homenagem é entregue anualmente desde 1969 e já premiou 184 pessoas e empresas, em reconhecimento a trabalhos relevantes prestados ao setor florestal de Minas Gerais.

No evento de abertura da Semana Florestal, autoridades e personalidades como a atriz e apresentadora Priscila Fantin e a Miss Mundo Brasil Tamara Almeida participaram do plantio de mudas de quaresmeiras e ipês, plantas características do Parque do Rola-Moça. "Todos nós devemos ter essa preocupação ambiental. Eu sempre tive porque meu pai é engenheiro florestal e sempre tivemos contato com o verde. Hoje, tento passar essa mensagem para todos", afirmou Priscila Fantin. "É um prazer estar no meu Estado participando de um projeto que envolve o meio ambiente, e quero contribuir para transformar o Brasil em um dos países mais comprometidos com a preservação da natureza", complementou Tâmara Almeida, que representará o Brasil no concurso Miss World que acontecerá em dezembro, em Joanesburgo, na Árica do Sul.

Inauguração

Durante a solenidade, o IEF inaugurou as obras de ampliação das instalações da Divisão Ambiental do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, sediada no Parque desde 2004. "Agora o Comando conta com uma infra-estrutura completa, com refeitório, alojamento, garagem, almoxarifado, escritório com novos equipamentos administrativos e de combate a incêndios florestais", explicou o gerente da unidade de conservação, Edmar Monteiro.

A área construída é de cerca de 350m² e as obras tiveram um investimento total de R$ 449 mil, disponibilizados pelo Projeto de Recuperação da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata/MG). Para o tenente Davi Lucas Soares, da Divisão de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, a nova sede vai possibilitar o aumento de pessoal, frota e equipamento da Divisão Ambiental e, assim, permitir a ampliação da resposta aos incêndios florestais na RMBH.

Programação

Até o dia 26 de setembro, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoverá cerca de 150 atividades comemorativas da Semana Florestal, contemplando mais de 60 municípios mineiros. O objetivo é mobilizar as comunidades urbanas e rurais de Minas sobre a necessidade de recuperar e conservar as florestas e a biodiversidade do Estado.

Entre as atividades previstas, serão realizados plantios de árvores em diversas regiões envolvendo escolas e comunidades da capital e interior, blitzen ambientais em estradas, palestras, visitas a viveiros e unidades de conservação. As atividades são promovidas pelo IEF, por meio de seus Escritórios Regionais, Núcleos e Agências, com o apoio das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), Polícia Militar de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Escolas, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, organizações não governamentais, entre outros.

A relação das atividades da Semana Florestal está disponível na internet, na página do IEF: www.ief.mg.gov.br

Ascom / Sisema