Comemorações da Semana Florestal mobilizam norte da capital de Minas

Cerca de 150 pessoas enfrentaram o frio e a chuva para comemorar o Dia da Árvore nesse domingo (21) no Parque Estadual do Sumidouro, município de Pedro Leopoldo, no norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Na solenidade, os participantes fizeram uma caminhada até o rio das Velhas, que corta a região, para realizar um plantio de mudas de espécies locais típicas. Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) demonstraram a forma correta de plantar e conservar as mudas.

O evento foi realizado no povoado Quinta do Sumidouro, onde está localizada a Casa Fernão Dias, sede provisória do Parque. A unidade de conservação, localizada nos municípios de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, foi escolhida como local de início das comemorações da Semana Florestal de 2008 na RMBH para destacar a múltiplas ações que vêm sendo realizadas no Vetor Norte, especialmente para a recuperação da bacia hidrográfica do rio das Velhas em sua passagem pela capital, ação prioritária do Governo de Minas, estabelecida no Projeto Estruturador ‘Revitalização da Bacia do Rio das Velhas - Meta 2010'.

As comemorações da Semana Florestal em 2008 acontecem em 60 municípios de todo o Estado, entre os dias 21 e 26 de setembro. Com o tema "Plante para o Futuro", a Semana pretende estimular a reflexão sobre a contribuição individual para a recuperação e conservação da natureza. As ações são realizadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Sisema), por meio do IEF.

A recuperação do rio das Velhas é um dos programas prioritários do Governo de Minas, que está destinando R$ 1,2 bilhão na revitalização do rio, incluindo investimentos na eliminação do esgoto e lixo lançados em seu curso, além de ações em parceria com prefeituras, comunidades e empresas. Os esforços já apresentam resultados promissores como o registro da presença do peixe dourado em trechos do rio onde há muito tempo a espécie não era observada. O retorno dos peixes, comprovado por estudo realizado pelo Projeto Manuelzão, indica melhoria da qualidade da água.

A coordenadora da Meta 2010 na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Myriam Mousinho, destacou a importância da parceria entre governo e sociedade na execução das ações. "As atividades de educação ambiental realizadas pelo Projeto junto às comunidades da região vêm estimulando a participação e garantindo o sucesso do programa", afirmou.

O gerente-adjunto da Meta 2010, Ronaldo Matias, destacou o engajamento da Copasa na execução do Projeto. "O investimentos em tratamento de esgoto estão sendo feitos em diversas frentes, como na implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça, Arrudas e de Pedro Leopoldo, além do programa Caça-Esgotos que tem instalado interceptores em diversos locais da RMBH e o transportando para as ETEs", explicou.

A parceria entre os diversos segmentos da sociedade como garantia para o sucesso da Mata 2010 foi ressaltada pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, Rogério Sepúlveda. "O esforço para integração do poder público, da sociedade civil e do setor produtivo é a demonstração de que todos têm responsabilidade na proteção do meio ambiente", destacou.

O coordernador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, destacou a ambição do projeto, que prevê a recuperação do rio das Velhas em quatro anos. "Aos que não acreditam no sucesso do projeto, lembro que Juscelino Kubitschek não foi levado a sério quando garantiu que em quatro anos levaria a capital do país para Brasília", afirmou.

O gerente do Parque, Rogério Tavares, comemorou o estado adiantado da implantação da unidade de conservação. "A construção das obras de infra-estrutura já começaram, o plano de manejo está sendo elaborado e a regularização fundiária da unidade está acontecendo em ritmo acelerado", observou. "A implantação do Parque representa um novo horizonte para as comunidades que vivem no entorno da área, despertando um enorme potencial de crescimento sustentável para a região", completou.

Sumidouro

O Parque Estadual do Sumidouro faz parte dos esforços do Governo de Minas para proteção das áreas importantes da região norte da RMBH, em função do patrimônio arqueológico, paleontológico e espeleológico do Carste de Lagoa Santa. As ações de conservação ganharam nova dinâmica com o início da instalação do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, Linha Verde, ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN) e o Anel Viário Norte.

Além do Sumidouro, o Parque Estadual Serra Verde também vem recebendo investimentos. Localizada no entorno do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, a área possui grande importância na conservação dos recursos hídricos abrigando diversas nascentes que são fundamentais ao abastecimento do sistema de lagoas da região. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade, proporcionando melhor qualidade de vida à população. A área é de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, possui 105,24 hectares e é o segundo maior Parque de BH, menor apenas que o Parque Municipal das Mangabeiras.

O Decreto Estadual 44.500, de 2007, que instituiu a Governança Ambiental e Urbanística da Região Metropolitana Belo Horizonte determinou a realização de estudos para identificar áreas prioritárias para conservação no Vetor Norte. Um estudo preliminar, concluído em 2007 pelo IEF, identificou áreas para criação e implantação de unidades de conservação de proteção integral de domínio público e privado. A proposta prevê a criação de 13 unidades, com um total de 150 mil hectares de áreas protegidas em 11 municípios.

Ascom / Sisema