Crianças aprendem sobre consumo consciente com o projeto Sexta Ambiental

Sisema e parceiros desenvolvem projeto piloto com oficinas para estudantes e professores de escolas públicas. O tema principal é o consumo consciente.

Mais de 120 participantes, entre alunos e professores do ensino fundamental de 18 escolas das redes municipal e estadual de Belo Horizonte, já foram beneficiados pelo projeto Sexta Ambiental - Oficinas Lúdicas para o Consumo Consciente. O projeto está em fase experimental desde o mês de agosto, sempre às sextas-feiras, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Até o final do mês de novembro, cerca de 60 crianças por semana irão participar de oficinas e atividades educativas sobre o consumo consciente.

Durante a Sexta Ambiental, são exibidas peças de teatro e instrutores trabalham com a imaginação dos estudantes para despertar o interesse pela reutilização de materiais que seriam descartados. "Tem uma brincadeira na qual aqueles que ganham encontram o "Torrãozinho", mascote da iniciativa, que é todo feito de material reutilizado. Assim, as crianças aprendem a fazer seu próprio "Torrãozinho" e descobrem que onde parecia só haver lixo, há algo mais," conta Leonardo Fittipaldi Torga, analista ambiental da Feam e gestor da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Segundo Fittipaldi, para 2009 o objetivo é estender a Sexta Ambiental a escolas públicas do interior do Estado. Ele acrescenta que a intenção é que alunos e professores que participem das oficinas repassem seus conhecimentos dentro das suas escolas, tornando-se, assim, multiplicadores do consumo consciente.

A próxima oficina acontece dia 12 de setembro e terá a presença da Escola Municipal Israel Pinheiro, pela manhã, e da Escola Municipal Senador Levindo Coelho, à tarde. O Centro Mineiro de Referência em Resíduos fica na rua Belém, 40, bairro Esplanada.

Projeto

A Sexta Ambiental faz parte do Projeto Semeando, desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faemg/Senar), com apoio da Semad, CMRR, Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O Projeto propõe, a cada ano, a discussão de temáticas relacionadas ao meio ambiente dentro de escolas das redes públicas de ensino no Estado.

Ascom / Sisema