Projeto Mineiro de Saúde e Ambiente Sustentáveis chega a Itajubá

Após encerramento do ciclo de seminários, projeto irá publicar manual técnico de gerenciamento de resíduos de saúde.

Buscar soluções para a destinação adequada dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), para minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde pública. Com base nessa proposta, será realizado, nessa quarta-feira, dia 03 de setembro, no município de Itajubá, o quinto seminário do Projeto Mineiro de Saúde e Ambiente Sustentáveis em 2008.

O encontro faz parte do Segundo Ciclo de Seminários sobre Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, e corresponde à sua penúltima etapa. Neste ano, já foram realizados quatro seminários regionais nos municípios de Conselheiro Lafaiete, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Montes Claros. No próximo dia 10, a cidade de Juiz de Fora recebe o último encontro deste segundo ciclo.

Os seminários têm o objetivo de capacitar técnicos das áreas de meio ambiente e saúde para a gestão desses resíduos, além de alertar sobre a importância da redução da geração dos mesmos, de acordo com as peculiaridades de cada região. Os Resíduos de Serviços de Saúde são gerados em farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, unidades básicas de saúde, hospitais e laboratórios de análises clínicas, entre outros. Sua manipulação inadequada contribui para o aumento do índice de acidentes e pode gerar impactos ambientais negativos.

Após o encerramento dos seminários, um manual técnico de gerenciamento de RSS será publicado e distribuído para secretarias de saúde, prefeituras e Supram's. Será criado ainda um curso à distância voltado para profissionais do setor. As ações têm o objetivo de apresentar aspectos conceituais e práticos envolvidos no gerenciamento dos resíduos, sob o foco da preservação ambiental e da proteção à saúde coletiva.

A gestão correta desses resíduos é um dos compromissos assumido pelo governo de Minas e faz parte do Projeto Estruturador Resíduos Sólidos, coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

O primeiro ciclo de seminários, realizado em 2007, contemplou os municípios de Governador Valadares, Varginha, Uberlândia e Montes Claros.

Ascom / Sisema