7º Festival Lixo e Cidadania discute os 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos

Com apoio do Sistema Estadual de Meio ambiente, evento promove intercâmbio de experiências e a busca de alternativas para o atual modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do país.

Promovido pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania, com apoio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), acontece em Belo Horizonte, de 02 a 06 de setembro, o 7º Festival Lixo e Cidadania. Para a edição 2008, o tema escolhido é "60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos".

Além de uma ampla programação de palestras e discussões, o Festival terá, ainda, uma intensa agenda cultural. As atividades técnicas acontecem no Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMMR (Rua Belém, no 40, Esplanada) e os shows no espaço Lapa Multishow (Av. Álvares Maciel, 312, Bairro Santa Efigênia). As inscrições para o Festival são gratuitas e devem ser feitas no site www.festivallixoecidadania.com.br. Para os shows, os ingressos já estão à venda no Reciclo 2 (Rua da Bahia, 2.164, Lourdes) e custam R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada).

Entre as diversas personalidades ilustres presentes nesta sétima edição do Festival, destacam-se a Presidente da Fundação France Libertes, Danielle Mitterrand, o doutor em Política e Teologia Leonardo Boff, o ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o ministro da Previdência Social, José Luiz Pimentel, entre outros nomes do cenário socioeconômico e ambiental brasileiro.

Durante o evento, os ministros receberão das mãos do líder do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Luiz Henrique da Silva, a proposta de um Projeto de Lei para a aposentadoria dos catadores, antiga reivindicação dos trabalhadores da área. O coordenador geral da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare), José Aparecido Gonçalves, destaca também a doação, feita pela empresa Itaipu Binacional, de 50 carrinhos com tração elétrica para cinco uso de catadores em cinco regiões no Brasil. "O equipamento será entregue ao Movimento para teste em Minas, onde os carrinhos serão utilizados por catadores de Belo Horizonte e região metropolitana", explica.

Inclusão - O Festival Lixo e Cidadania tem como tradição promover o intercâmbio de experiências e a busca de alternativas para o atual modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental do país. As discussões são realizadas por meio de conferências e debates e durante o evento são ainda promovidas ainda oficinas práticas de reaproveitamento, exposições e feiras de produtos reciclados.

Em suas seis edições anteriores, o Festival reuniu cerca de 80 mil participantes. Para 2008, já foram efetuadas 1.000 inscrições para a programação técnica.

A Secretaria de Meio Ambiente de Minas (Semad) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que também participam do grupo coordenador do Fórum Mineiro Lixo e Cidadania, apóiam o Festival desde a primeira edição. "Minas constrói a gestão de resíduos de forma bastante participativa e com foco além da questão ambiental, contemplando também o fator social, o que fica evidenciado no apoio às atividades dos catadores", ressalta José Aparecido Gonçalves.

Estruturador - Um dos 57 Projetos Estruturadores do Governo de Minas, o Projeto "Resíduos Sólidos" é coordenado pela Feam e tem como objetivo a promoção e o fomento à não geração, o reaproveitamento a reciclagem e a disposição adequada desses resíduos com vistas à melhoria da saúde ambiental no Estado. A meta finalística deste Estruturador é elevar o percentual da população com acesso à disposição adequada de lixo para 60% em 2011 e 90% em 2023.

Entre as ações previstas no projeto estão o desenvolvimento de instrumentos de incentivo à implantação de sistemas de disposição final adequada de lixo, a implantação desses sistemas abrangendo municípios e empreendimentos geradores de resíduos sólidos, a erradicação de lixões em Minas, atividades de  educação e extensão ambiental e a implantação da coleta seletiva, reaproveitamento e reciclagem.

CMRR - Inaugurado em junho de 2007, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um programa do Governo de Minas desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Em uma iniciativa pioneira no Brasil, o Centro atende a todos os municípios do Estado, atuando como núcleo irradiador de informações, projetos e parcerias. O objetivo é estimular a reflexão e a ação da cidadania para os desafios da gestão integrada de resíduos, promovendo a articulação entre os setores público e privado, terceiro setor, comunidade acadêmica e sociedade civil na busca por alternativas para transformar resíduos em oportunidades de trabalho, renda e preservação dos recursos naturais.

Acesse a programação técnica e cultural: www.festivallixoecidadania.com.br

Ascom / Sisema